Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/741
Título: Análise da razão entre os dedos indicador e anelar (2D:4D) em pacientes com neoplasias malignas de estômago e colorretal
Autor(es): Gonçalves, Eduardo
Orientador(ra): Martelli Júnior, Hércilio
Membro(s) Banca: Rocha, Marcelo Eustáquio Siqueira
Souza, Linton Walls Figueiredo
Braga, Neilor Mateus Antunes
Palavras-chave: Câncer;Neoplasia gástrica;Neoplasia colorretal;Proporção 2D:4D – Análise – Pacientes
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2015
Resumo: A relação entre o dedo indicador e o dedo anelar, denominada razão 2D:4D, tem sido utilizada por pesquisadores como um possível marcador de comportamento humano, de características psicológicas e susceptibilidade a várias doenças, especialmente aquelas que mostram diferenças sexuais em sua ocorrência. A diferença entre o segundo e o quarto dedo das mãos reflete um fator importante – a exposição intrauterina a hormônios sexuais, especialmente ao estrógeno e à testosterona. Genes que atuam na diferenciação dos dedos no período pré-natal são também essenciais no desenvolvimento de vários órgãos e, mutações nesses genes podem estar relacionados ao aparecimento da carcinogênese gástrica e colorretal. O objetivo deste estudo foi investigar a possível relação entre a razão 2D:4D e câncer gástrico e colorretal. Participaram deste estudo 480 indivíduos, sendo, 120 diagnosticados com câncer gástrico e 120 indivíduos controles; além de 120 indivíduos com câncer colorretal e 120 indivíduos sem o diagnóstico, pareados por sexo e idade. Os pacientes com câncer foram assistidos pelo Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados envolveu a realização de medições dos comprimentos dos dedos indicadores e anelares das mãos direita e esquerda com a utilização de um paquímetro digital e, posterior cálculo da razão 2D:4D. A diferença entre a razão da mão direita em relação à mão esquerda também foi obtida. Posteriormente, foi construído um banco de dados utilizando o programa SPSS® versão 20.0 para Windows®, adotando-se significância de 5%. Para comparar as médias das razões entre os grupos, foram utilizados o Teste-t de Student para as variáveis que apresentaram distribuição normal e o Teste Mann-Whitnney para aquelas que não apresentaram normalidade na distribuição. Pode-se observar que indivíduos diagnosticados com câncer gástrico apresentaram significativamente maiores razões 2D:4D em relação aos indivíduos do grupo controle para ambas as mãos (p<0,0001) e indivíduos com diagnóstico de câncer colorretal apresentaram significativamente menores razões 2D:4D das mãos direita (p=0,0001) e esquerda (p=0,0001) em comparação a indivíduos sem a doença. Esses resultados indicam que a razão 2D:4D representa um marcador putativo para essas neoplasias. A validação da razão 2D:4D como marcador para os referidos cânceres poderá contribuir, em acréscimo, à pesquisa dos fatores de risco classicamente descritos e como estratégia adicional na orientação de pacientes sob risco de desenvolver tais condições.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/741
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gonçalves, Eduardo_Análise da razão entre_2015.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.