Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/743
Título: | Concepções e práticas de professores do curso médico de uma instituição pública sobre desenvolvimento docente |
Autor(es): | Almeida, Maria Tereza Carvalho |
Orientador(ra): | Rodrigues Neto, João Felício |
Membro(s) Banca: | Leite, Maisa Tavares de Souza Silva, Carla Silvana de Oliveira Santos, Francely Aparecida dos Guimarães, Patrícia Neves |
Palavras-chave: | Desenvolvimento docente;Educação médica;Desenvolvimento profissional;Pesquisa qualitativa.;Representações sociais;Avaliação |
Área: | Ciencias da Saude |
Subárea: | Saude Coletiva |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Objetivou avaliar as concepções e práticas de professores do curso médico de uma instituição pública sobre desenvolvimento docente. Realizaram-se dois estudos qualitativos com dois métodos de análise diferentes. O primeiro estudo objetivou avaliar o desenvolvimento docente a partir das representações sociais construídas por docentes de um curso de medicina. Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e de natureza qualitativa, considerando a perspectiva hermenêutica. O método de análise utilizado foi o das representações sociais. Os sujeitos foram 12 professores de um curso de medicina selecionados aleatoriamente. Utilizouse, como instrumento para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada. As respostas, gravadas em áudio, foram transcritas integralmente pelo próprio pesquisador. Optou-se pela análise do discurso na perspectiva de mapear as representações sociais construídas pelos sujeitos. As representações sociais foram agrupadas em duas categorias: desenvolvimento institucional, da qual emergiram três subcategorias: princípios norteadores dos programas de desenvolvimento docente, estratégias de ensino – aprendizagem utilizadas nos programas de desenvolvimento docente, e competências a serem desenvolvidas pelos docentes; e desenvolvimento pessoal, da qual emergiram duas subcategorias: desenvolvimento como pessoa e como ser social, e desenvolvimento profissional. Observou-se que, para o desenvolvimento docente ser efetivo, faz-se necessário que o professor sinta vontade de aprender; no entanto, é fundamental contar com o apoio e reconhecimento dos gestores da instituição. Em relação às estratégias de ensino – aprendizagem a serem utilizadas, destaca-se a necessidade de que as atividades sejam desenvolvidas em pequenos grupos e favoreçam a reflexão sobre a própria prática, a troca de experiências, o desenvolvimento das relações interpessoais, a colaboração entre os professores e o fortalecimento das comunidades de prática. O segundo estudo objetivou avaliar as ações oferecidas em um Programa de Desenvolvimento Docente a partir da percepção dos professores do curso de medicina de uma universidade pública. Foi realizado um estudo qualitativo, considerando a perspectiva hermenêutica – dialética. Identificaram-se três categorias: infraestrutura e logística, estratégias de ensino – aprendizagem utilizadas e conteúdo desenvolvido. Os professores destacam a importância da organização e planejamento das atividades e do ambiente em que essas ações se desenvolveram; Enfatizam a importância de se utilizar estratégias de ensino – aprendizagem que possibilitem maior reflexão sobre a própria prática e maior integração entre teoria e prática. E apontam que os temas propostos foram oportunos e necessários. Os docentes reconhecem a importância de se sentirem em desenvolvimento, falam sobre a motivação a partir das experiências vivenciadas. Fizeram reflexões sobre seu desempenho e indicaram necessidades condizentes com as demandas institucionais apontadas para o curso médico. As instituições médicas acadêmicas devem investir em Programas de Desenvolvimento Docente longitudinais, permanentes, flexíveis e adaptáveis para responder às exigências da instituição e dos docentes. Nesse sentido, os gestores e professores devem ser capazes de sustentar uma missão compartilhada para alcançar recursos, adaptar-se às mudanças, e buscar a excelência no ensino e na liderança da organização nos cenários nacional e internacional e, consequentemente, uma educação médica de qualidade. Para tanto, faz-se necessário um acompanhamento e avaliação dos processos e dos resultados a serem alcançados com esses programas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/743 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida, Maria Tereza Carvalho_Concepções e práticas de_2016.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.