Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/778
Título: Análise de polimorfismos associados à fissura do lábio e/ou palato não sindrômica como marcadores de susceptibilidade para os cânceres de boca e de mama
Autor(es): Freitas, Edimilson Martins de
Orientador(ra): Martelli Júnior, Hercílio
Membro(s) Banca: Reis, Claudiojanes dos
Santos, Francis Balduino Guimarães
Botelho, Ana Cristina de Carvalho
Palavras-chave: Fissura oral;Câncer oral;Câncer de mama;Câncer de boca – IRF6, WNT3A, GSK3β, 8q24, WNT11
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2018
Resumo: Estudos epidemiológicos têm mostrado relação entre câncer e fissura oral, principalmente pelas similaridades de fatores genéticos. Para melhor entender esta associação, este estudo caso-controle avaliou polimorfismos em genes associados às fissuras orais não sindrômicas em pacientes com cânceres de boca e de mama. As amostras foram coletadas em dois hospitais: um na região Sudeste do Brasil (Santa Casa de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais) e o outro na região Nordeste (Liga Contra o Câncer, Natal, Rio Grande do Norte). Para o grupo de estudo com câncer de boca, foram incluídos 79 pacientes com carcinoma de células escamosas de boca (CCEB) e 130 controles (CCEB-Controle) e para o câncer de mama, 159 pacientes com câncer de mama (CM) e 121 mulheres controles (CMControle). Cinco polimorfismos de nucleotídeos únicos (SNPs) nos genes IRF6 (rs642961), WNT3A (rs708111), GSK3β (rs9879992), 8q24 (rs987525), WNT11 (rs1533767) foram selecionados. Os grupos de estudos foram ajustados por co-variáveis através de análise de regressão logística multifatorial usando o pacote SNPassoc do software R. Para análise de interação SNP-SNP utilizou-se o pacote mbmdr do software R. O teste de permutação (n=1000) para correção de falso-positivos e os valores de p<0,05 foram considerados significantes. Os resultados mostram que o alelo variante G do SNP rs9879992 em GSK3β foi significantemente associado com o risco (p=0,02), enquanto que no alelo A, rs1533767 em WNT11 apresentou um efeito protetor com o câncer de boca (p=0,04). Nenhum SNP individual foi associado com o câncer de mama. Várias interações SNP-SNP principalmente contendo os SNPs em WNT3A, GSK3β e WNT11 foram associadas com os cânceres de boca e de mama. Esses resultados revelam a associação entre os SNPs em GSK3β e WNT11 com o risco de câncer de boca, e múltiplas interações SNP-SNP envolvendo IRF6, WNT3A, GSK3B, 8q24, WNT11 podem ser fatores de risco para carcinomas de boca e de mama. Estudos em populações maiores são importantes para o melhor entendimento das interações epistáticas desse grupo de genes estudado.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/778
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Freitas, Edimilson Martins_Análise de polimorfismos associados_2018.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.