Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/788
Título: Efeitos do pré-tratamento com etanol na suscetibilidade à infecção por Trypanosoma cruzi, avaliada pelo perfil de citocinas produzidas por células apresentadoras de antígenos e linfócitos
Autor(es): Moura, Paulo Henrique Tolentino
Orientador(ra): Andrade, Mariléia Chaves
Membro(s) Banca: Duarte, Eduardo Robson
Silva, Carla Silvana de Oliveira e
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi;Alergia e Imunologia;Etanol.
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2018
Resumo: A infecção por Trypanosoma cruzi (T. cruzi), induz resposta imune cuja eficiência é importante para que a infecção persista ou seja eliminada. Com o consumo de etanol (EtOH) ocorre alteração da expressão de moléculas de co-sinalização em células apresentadoras de antígenos (APCs) que possuem papel fundamental na determinação da função efetora de linfócitos T, direcionando o perfil dessas células para a tolerância ou para a inflamação. Nosso estudo avaliou o perfil fenotípico das APCs e linfócitos T em camundongos da linhagem C57/BL6 não infectados e infectados com T. cruzi e que ingeriram ou não etanol (EtOH) durante 15 dias. Observou-se maior parasitemia nos primeiros dias de inoculação no grupo que ingeriu EtOH. Os animais que ingeriram EtOH apresentaram aumento significativo na produção de IL-4 por linfócitos T CD4+. Os que ingeriram EtOH e foram infectados com T. cruzi apresentaram, em linfócitos T CD4+, aumento significativo IFN- γ e IL-4, além de tendência de aumento de IL-10. Apresentaram também tendência de aumento de IL-10 em Linfócitos T CD8+. Percebeu-se em células NK redução significativa do IFN- γ no grupo que ingeriu álcool e foi infectado pelo T. cruzi. Portanto, o consumo do etanol repercute de forma mais significativa sobre a população de linfócitos T e células NK, promovendo predomínio de perfil inflamatório T helper 2, caracterizado pela diminuição de moléculas de ativação celular, como IFN-γ, aumento de moléculas associadas com atividades de modulação de linfócitos T CD8+ (IL-10) e aumento de IL-4 em linfócitos T CD4+. Os resultados adquiridos com este trabalho permitem concluir que há um aumento da parasitemia no terceiro dia de detecção, refletindo maior suscetibilidade à infecção nos animais que ingeriram etanol.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/788
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moura, Paulo Henrique Tolentino_Efeitos do pré-tratamento_2018.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.