Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/809
Título: Efeitos do extrato hidroalcoólico da folha de Davilla elliptica (Dilleniaceae) A. St.-Hil sobre parâmetros metabólicos de camundongos obesos induzidos por dieta
Autor(es): Sousa, Jaciara Neves
Orientador(ra): Santos, Sérgio Henrique Sousa
Membro(s) Banca: Cota, Valéria Mafra
Rezende, Luiz Fernandes de
Fonseca, Francine Souza Alves da
Palavras-chave: Obesidade;Tecido adiposo;Planta medicinal;D. ellíptica.
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2019
Resumo: A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo ou anormal de gordura corporal, causada pelo desequilíbrio entre o consumo e o dispêndio energético. O uso de plantas com fins medicinais, para o tratamento, cura e prevenção de doenças, é uma das mais antigas formas de prática medicinal utilizada pela humanidade. Evidências acumuladas revelam o uso tradicional da Davilla elliptica como adstringente tônico, laxativo e diurético. Esta espécie apresenta uma grande diversidade de substâncias do metabolismo secundário, como flavonoides, saponinas, esteroides, taninos, cumarinas e triterpenoides, e são descritas por seus efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e gastroprotetores. Nessa perspectiva, no primeiro capítulo dessa dissertação, apresentamos uma revisão narrativa sobre a D. elliptica, e seus aspectos farmacológicos. Em seguida, avaliamos o potencial terapêutico do extrato hidroalcoólico de folhas da D.elliptica sobre parâmetros metabólicos de camundongos obesos induzidos por dieta. Para isso, oito grupos de camundongos SWISS foram utilizados no experimento: controle (dieta padrão), dieta padrão + EA (fração de acetato de etila), dieta padrão + HE (extrato hidroalcoólico das folhas de D. elliptica), dieta padra + PL (pó da folha) e dieta hiperlipídica adicionada EA, HE e PL na dose de 0,26mg/kg/peso corporal, tratados por um período de quatro semanas. Durante o tratamento, foram avaliados peso corporal e ingestão alimentar. Ao fim do tratamento, testes de tolerância à glicose e sensibilidade à insulina foram realizados para avaliar o metabolismo glicêmico. Em seguida, os animais foram sacrificados por decapitação por guilhotina e amostras de sangue foram coletadas para análises bioquímicas da glicose, triglicérides e colesterol total. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa Experimental da Universidade Estadual de Montes Claros. Os resultados foram descritos em dois artigos. No primeiro, foram mostrados os efeitos terapêuticos e as propriedades biológicas da D. elliptica. Na estratégia de busca dos artigos, foi utilizado como descritor o termo “Davilla elliptica”, de maneira que foram recuperados artigos, anais de congresso, livros, teses e dissertações. No segundo artigo, os principais achados mostraram uma redução da adiposidade e do peso corporal em animais alimentados com dieta hiperlipídica, já os animais alimentados com dieta padrão demonstraram melhoras nos parâmetros bioquímicos. Este é o primeiro estudo a investigar o papel da D. elliptica sobre os parâmetros metabólicos da obesidade. Análises futuras serão realizadas para investigar por quais mecanismos e vias de sinalização a D. elliptica atua sobre a obesidade.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/809
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sousa, Jaciara Neves_Efeitos do extrato hidroalcoólico_2019.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.