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Título: Relação professor-materiais curriculares educativos: uma análise dos enlaces do ensinar entre a Educação Física e a Matemática
Autor(es): Souto, Lívia Suely
Orientador(ra): Lima, Kátia
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Membro(s) Banca: Januario, Gilberto
Traldi Junior, Armando
Palavras-chave: Integração Curricular;Relação Professor-Material Curricular;Educação Física;Matemática;Conhecimento Docente
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 29-Mar-2021
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação professor-materiais curriculares educativos a partir da integração curricular entre Educação Física e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Propomos investigar num primeiro momento a integração curricular entre a Educação Física e a Matemática na BNCC e num segundo momento discutir os conhecimentos mobilizados por professores destas duas disciplinas nos Anos Iniciais ao interagirem com um material curricular educativo integrador (MCEI). Os aportes teóricos que utilizamos sobre a integração curricular, a relação professor-material curricular, os materiais curriculares educativos e os conhecimentos docentes nesta relação nos direcionaram para o desenvolvimento dessa análise que utilizou uma abordagem metodológica qualitativa na perspectiva da análise documental e pesquisa de campo com uma entrevista semiestruturada. Dos dados coletados, emergiram as categorias elaboradas. A dissertação foi organizada no formato multipaper, contendo introdução, dois artigos e considerações finais. Os resultados indicam que a integração curricular entre a Educação e a Matemática, de forma geral na BNCC, aponta para apenas indícios de uma educação integral do indivíduo e sua formação global, o que evidencia uma necessidade de um direcionamento teórico mais específico deste dispositivo legal para as disciplinas na implantação dos currículos nas escolas de maneira mais ampliada. De forma mais específica, ao investigarmos as possibilidades de integração entre as competências e habilidades da Educação Física e da Matemática, os resultados mostram que é possível sim, em uma mesma situação de ensino e aprendizagem, conectar estas duas disciplinas. Das entrevistas semiestruturadas realizadas com três professores colaboradores, um de Educação Física e duas professoras dos Anos Iniciais que ensinam Matemática, tivemos evidências que, ao interagirem com o MCEI, os professores mobilizaram seus conhecimentos para traduzir, interpretar e compreender este material e a partir dele relacionar com sua própria prática docente. Os professores se aproximaram dos objetivos do material e assim relataram seus olhares sobre as possibilidades do seu uso, suas características e seus elementos. O material nesta relação integrada com os seus recursos permitiu aos professores uma apropriação para o direcionamento de uma prática na perspectiva da integração curricular. Os conhecimentos que os professores mobilizaram abrangem as dimensões do conteúdo, do currículo, do ensino, dos estudantes de maneira integrada evidenciando que a inclusão de elementos integradores ao material e de elementos educativos aos professores favorecem a mobilização destes conhecimentos numa perspectiva integradora e podem promover, a partir das affordances deste material, oportunidades de ações também integradoras nas práticas destes professores.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/840
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