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Título: Tracoma: Prevalência e fatores associados em escolares no Vale do Jequitinhonha (MG) e Desenvolvimento, Validade e Confiabilidade de um instrumento para avaliar conhecimento de médicos e enfermeiros da atenção primária
Autor(es): Silva, Evanildo José da
Orientador(ra): Caldeira, Antônio Prates
Membro(s) Banca: Carvalho, Sílvio Fernando Guimarães de
Rodrigues Neto, João Felício
Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas de
Nasser, Luciano Sólia
Palavras-chave: Tracoma;Prevalência;Fatores de risco;Atenção primária;Estudos de validação
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2019
Resumo: O tracoma é doença infectocontagiosa, de populações negligenciadas e que sofre grande influência das condições socioeconômicas. Constitui-se na maior causa de cegueira infecciosa evitável do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil foi erroneamente considerado erradicado e, esta percepção equivocada fez com que os profissionais de saúde desconhecessem o tema. Esse estudo teve como objetivo estimar a prevalência e conhecer os fatores associados ao tracoma entre estudantes do Vale do Jequitinhonha e elaborar e aferir a validade e confiabilidade de um instrumento para avaliar o conhecimento de médicos e enfermeiros da atenção primária sobre o tracoma. Foram realizados dois estudos distintos. O primeiro, um estudo transversal e analítico, com avaliação clínica e aplicação de questionário socioeconômico para uma amostra aleatória e representativa de escolares do ensino fundamental do Vale do Jequitinhonha (MG). Os estudantes foram avaliados na própria escola, após anuência institucional e familiar. Foram realizadas análises bivariadas, seguidas de análise de regressão logística binária para a definição das variáveis associadas. Foram avaliados 478 estudantes. A prevalência de tracoma observada entre os escolares avaliados foi de 6,3%. Entre as variáveis pesquisadas verificou se, após regressão múltipla um maior acometimento de estudantes que moravam em casas sem acabamento (OR=2,27; IC95%=1,12-6,48), sem rede de esgoto (OR=9,49; IC95%=3,52- 25,60) e que estudavam em escolas rurais (OR=3,37; IC95%=1,53-7,35). O segundo estudo, foi um estudo de cunho metodológico, desenvolvido a partir das seguintes etapas: 1) identificação da literatura fonte atualizada sobre o tema; 2) elaboração dos itens do questionário pelos pesquisadores; 3) validação de conteúdo por experts; 4) validação de construto com aplicação do instrumento e análise de teste de hipóteses; 5) análise de consistência interna e; 6) análise de estabilidade temporal (teste-reteste). Participaram dessa fase 205 médicos e enfermeiros da atenção primária e 10 especialistas em oftalmologia e infectologia. O instrumento, inicialmente com 52 itens, ficou com 41 itens após todas as etapas. O instrumento mostrou-se capaz de discriminar adequadamente profissionais com maior e menor conhecimento, segundo o teste de hipóteses (p<0,001). O alfa de Cronbach foi de 0,86 e o teste-reteste registrou uma concordância superior a 60% para a maioria dos itens. Conclui-se que a prevalência do tracoma entre os escolares avaliados não é desprezível e se associa, especialmente, às condições inadequadas de moradia de suas famílias. O instrumento elaborado apresentou validade e confiabilidade satisfatórios e poderá ser útil para aferir conhecimentos de profissionais da atenção primária sobre o tracoma, auxiliando na elaboração de estratégias educacionais para estes profissionais.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/845
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