Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e-
dc.contributor.advisorAmorim, Mônica Maria Teixeira-
dc.contributor.authorAlmeida, Dione Alves de-
dc.date.accessioned2023-10-26T19:36:37Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/849-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the process of training, experience and insertion of women in the teaching of Mathematics in Higher Education in Salinas and Januária campuses of the Federal Institute of Northern Minas Gerais (IFNMG), and Darcy Ribeiro campus of the State University of Montes Claros (Unimontes). To guide this investigation the following problem was defined: How do gender relations occur in the process of formation, insertion and permanence of women in the teaching of Mathematics in Higher Education? The dissertation is organized in a multipaper format, consisting of an Introduction, three articles and final considerations. With the aid of the Oral History methodology, five female mathematics professors who teach in the undergraduate courses of the above mentioned institutions were interviewed, with the purpose of apprehending their memories, knowledge and achievements in an area marked by male predominance. The theoretical framework refers to the discussion about gender relations and its intersections with the field of Mathematics Education; to census data about the presence of female students in undergraduate courses in Mathematics; and to the understanding of the concepts of habitus and field in the teaching of Mathematics in higher education in the North of Minas Gerais. The results show that there is a quantitative parity among the students of the course, but that this similarity is not verified in the quantity of women as professors of Mathematics in Higher Education; the choice for the teaching profession had its genesis in childhood, explained by the ease in teaching and learning Mathematics; The three-fold journey - wife, mother and teacher - is the main factor that imposes obstacles to the development of the collaborators' careers; the male habitus present in the university does not recognize or validate the practices carried out by women, putting them to the test at all times; moreover, there is evidence that the collaborators believe that the more Pure/Applied Mathematics is, the more demanding are attributes of rationality, "firmness" – considered by them to be masculine. The results also indicate that women's experiences in the field of higher education teaching in mathematics are still under-researched. We conclude that teaching mathematics in higher education is, in the web of discourses, a field of male performance and development, since these discourses subjugate and secondaryize the practices performed by women teachers. Thus, it is evident that there are power relations in this space and that, for being rooted and structured, they are far from being purged from the university.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação superior - Docênciapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.titleEntre licenciandas e professoras no ensino superior: perfil, presença e experiências de mulheres no campo da matemáticapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral investigar o processo de formação, vivência e inserção de mulheres na docência em Matemática no Ensino Superior nos campi Salinas e Januária, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e no campus Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para nortear esta investigação, foi definida a seguinte problematização: Como se dão/deram as relações de gênero no processo de formação, inserção e permanência de mulheres na docência em Matemática no Ensino Superior? A dissertação está organizada sob o formato multipaper, composta por Introdução, três artigos e Considerações Finais. Com o subsídio da metodologia da História Oral, foram entrevistadas cinco professoras de Matemática que lecionam nos cursos de Licenciatura em Matemática nas instituições supracitadas, com o intuito de apreender suas memórias, saberes e fazeres em uma área marcada pela predominância masculina. O referencial teórico reporta se à discussão sobre as relações de gênero e suas intersecções com o campo da Educação Matemática; a dados censitários sobre a presença de estudantes do gênero feminino em cursos de Licenciatura em Matemática; e à compreensão dos conceitos de habitus e campo na docência em Matemática no Ensino Superior Norte-Mineiro. Como resultados, destaca-se que eles apontam uma paridade quantitativa entre as/os estudantes do curso, mas que essa similaridade não é verificada na quantidade de mulheres como professoras de Matemática no Ensino Superior; a escolha pela profissão docente teve sua gênese ainda na infância, explicitada pela facilidade em ensinar e aprender Matemática; a tripla jornada – esposa, mãe e professora – constitui-se como o principal fator que impõe obstáculos ao desenvolvimento da carreira das professoras colaboradoras; o habitus masculino presente na universidade não reconhece, nem valida as práticas exercidas pelas mulheres, colocando-as à prova a todo momento; além disso, há indícios de que as colaboradoras acreditam que quanto mais a Matemática é Pura/Aplicada, mais exige atributos de racionalidade, ―firmeza‖ – considerados por elas masculinos. Os resultados também indicam que as experiências das mulheres no campo da docência superior em Matemática ainda são pouco pesquisadas. Conclui-se que a docência em Matemática no Ensino Superior é, na teia dos discursos, um campo de atuação e desenvolvimento masculino, uma vez que esses discursos subjugam e secundarizam as práticas desempenhadas pelas professoras mulheres. Com isso, fica evidente que existem relações de poder neste espaço e que, por estarem enraizadas e estruturadas, estão longe de ser expurgadas da universidade.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-10-27T19:36:37Z-
dc.contributor.refereeGomes, Maria Laura Magalhães-
dc.contributor.refereeJanuario, Gilberto-
dc.contributor.refereeNascimento, Rafael Baioni do-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Dione Alves de_Entre licenciandas e professoras no ensino superior_2021.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.