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Título: Entre licenciandas e professoras no ensino superior: perfil, presença e experiências de mulheres no campo da matemática
Autor(es): Almeida, Dione Alves de
Orientador(ra): Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Amorim, Mônica Maria Teixeira
Membro(s) Banca: Gomes, Maria Laura Magalhães
Januario, Gilberto
Nascimento, Rafael Baioni do
Palavras-chave: Educação superior - Docência;Matemática;Gênero;Mulher
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 5-Fev-2021
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar o processo de formação, vivência e inserção de mulheres na docência em Matemática no Ensino Superior nos campi Salinas e Januária, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e no campus Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para nortear esta investigação, foi definida a seguinte problematização: Como se dão/deram as relações de gênero no processo de formação, inserção e permanência de mulheres na docência em Matemática no Ensino Superior? A dissertação está organizada sob o formato multipaper, composta por Introdução, três artigos e Considerações Finais. Com o subsídio da metodologia da História Oral, foram entrevistadas cinco professoras de Matemática que lecionam nos cursos de Licenciatura em Matemática nas instituições supracitadas, com o intuito de apreender suas memórias, saberes e fazeres em uma área marcada pela predominância masculina. O referencial teórico reporta se à discussão sobre as relações de gênero e suas intersecções com o campo da Educação Matemática; a dados censitários sobre a presença de estudantes do gênero feminino em cursos de Licenciatura em Matemática; e à compreensão dos conceitos de habitus e campo na docência em Matemática no Ensino Superior Norte-Mineiro. Como resultados, destaca-se que eles apontam uma paridade quantitativa entre as/os estudantes do curso, mas que essa similaridade não é verificada na quantidade de mulheres como professoras de Matemática no Ensino Superior; a escolha pela profissão docente teve sua gênese ainda na infância, explicitada pela facilidade em ensinar e aprender Matemática; a tripla jornada – esposa, mãe e professora – constitui-se como o principal fator que impõe obstáculos ao desenvolvimento da carreira das professoras colaboradoras; o habitus masculino presente na universidade não reconhece, nem valida as práticas exercidas pelas mulheres, colocando-as à prova a todo momento; além disso, há indícios de que as colaboradoras acreditam que quanto mais a Matemática é Pura/Aplicada, mais exige atributos de racionalidade, ―firmeza‖ – considerados por elas masculinos. Os resultados também indicam que as experiências das mulheres no campo da docência superior em Matemática ainda são pouco pesquisadas. Conclui-se que a docência em Matemática no Ensino Superior é, na teia dos discursos, um campo de atuação e desenvolvimento masculino, uma vez que esses discursos subjugam e secundarizam as práticas desempenhadas pelas professoras mulheres. Com isso, fica evidente que existem relações de poder neste espaço e que, por estarem enraizadas e estruturadas, estão longe de ser expurgadas da universidade.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/849
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