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Título: Relação professor-materiais curriculares: estudo na perspectiva da integração Matemática e Química
Autor(es): Machado, Jackelany de Souza França Durães
Orientador(ra): Gilberto, Gilberto
Membro(s) Banca: Mota, Janine Freitas
Lopes, Rieuse
Perovano, Ana Paula
Ribeiro, Rogério Marques
Palavras-chave: Educação Matemática;Educação Química;Materiais Curriculares Integradores;Conhecimento Profissional Docente
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 1-Set-2023
Resumo: A pesquisa aqui retratada orientou-se pelo objetivo de analisar a relação professor-materiais curriculares integradores de Matemática e Química, dando origem a essa dissertação que é organizada em formato multipaper, sendo um capítulo de introdução, dois artigos e um capítulo com as considerações finais. Os questionamentos foram orientados para conhecer a Matemática e a Química incorporadas a materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza, avaliados e distribuídos no âmbito do PNLD 2021; e para discutir como duas professoras de Química leem, interpretam e avaliam materiais curriculares integradores dessa área do conhecimento. O referencial teórico reporta-se aos estudos sobre integração curricular; ao modelo do Conhecimento da Matemática e da Química Incorporadas ao Currículo (Knowledge of Curriculum Embedded Mathematics and Chemistry — KCEMC); e à relação dos professores com os materiais. Foi analisado o manual do professor e a reprodução de dois projetos no livro do estudante de um material curricular, caracterizado como Projeto Integrador, destinado ao Ensino Médio. Também foi realizada entrevista com duas professoras que ensinam Química, a partir de um grupo de discussão, com foco em suas interações com os recursos curriculares. Os resultados indicam a ausência de transparência para as professoras sobre a conceitualização de integração curricular, trabalho com projetos, organização dos conteúdos e grau de complexidade das tarefas (demandas cognitivas), tanto nos textos da parte introdutória do material quanto nos textos com orientações para o desenvolvimento dos projetos analisados, o que pode restringir o conhecimento profissional docente e implicar práticas de ensino que podem divergir dos propósitos do material curricular e comprometer as aprendizagens tanto dos professores quanto dos estudantes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/851
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