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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/853
Título: | Diálogos do Ensino de Violão do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez com a Música Regional do Sertão Mineiro (1961-1986) |
Autor(es): | Queiroz Júnior, José do Nascimento |
Orientador(ra): | Veloso, Geisa Magela |
Membro(s) Banca: | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Cardoso Filho, Marcos Edson Meira, José Normando Gonçalves Librelon, Raiana Maciel do Carmo |
Palavras-chave: | Ensino de violão;Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez;Música regional norte mineira – Montes Claros (MG);Educação – Cultura – História |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 24-Fev-2022 |
Resumo: | Esse estudo foi desenvolvido no âmbito da História Cultural, tem como objeto de estudo o ensino de violão em suas interfaces com a música regional norte-mineira. O objetivo da pesquisa é reconstituir faces do ensino de violão no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (Celf), discutindo o modo como o ensino desse instrumento dialogou com a música regional do Norte de Minas, de 1961 a 1986. A partir de meados da década de 1970 a cidade de Montes Claros vivenciou uma fase de efervescência cultural, protagonizada por jovens músicos da região que formaram diversos grupos, que se constituíram como renovação do cenário artístico da cidade e da música regional, em que se fizeram presentes os grupos Raízes, Agreste, Céu e Terra, Aroeira, Tryuna e Terno de São Benedito. Na composição da música regional norte mineira, o violão é instrumento essencial no acompanhamento do canto, nos arranjos e na criação musical. Nesse contexto, a pesquisa orientou-se por algumas questões norteadoras: Como se apresentava o contexto social, político, cultural e educacional de Montes Claros quando foi instalado o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez? Qual era o cenário musical em Montes Claros e como o violão se apresentava nesse contexto? Quais estratégias foram produzidas para se recrutar professores para o ensino do instrumento, diante da legislação vigente? Como se processou o ensino no curso de violão do Celf e se desenvolveram as práticas pedagógicas dos professores de violão? Quais foram os precursores deste ensino no âmbito do Celf e qual relação destes com a música regional norte-mineira? Como se estruturou o diálogo entre o ensino de violão no Celf e a grande produção musical local nas décadas de 70 e 80 do século XX? A abordagem metodológica da pesquisa inclui a análise documental e a história oral, com coleta de informações no Centro de Pesquisa e Documentação Regional do Norte de Minas (Cpdor) da Unimontes, no arquivo do Celf e entrevistas com sujeitos históricos dessa história. Além de documentos impressos também foram utilizadas fontes iconográficas e audiovisuais preservadas no acervo do Conservatório, em acervos particulares e publicizados em sites na internet. Para fundamentação teórica foram utilizados estudos e publicações de historiadores diversos, dentre eles, Barros (2004), Pesavento (2003) e Burke (1992); autores que abordam a História da Educação, da Música Brasileira e do Ensino de Violão, como Lopes e Galvão (2001), Saviani (1998), Blomberg (2011), Andrade (1962), Galilea 2012, Dudeque (1994) e outros. Como resultados do estudo, constatou-se que o ensino de violão foi ofertado pelo Celf deste a sua fundação, no decorrer da sua história tornou-se o curso de maior demanda deste estabelecimento. Nas décadas de 1970 e 1980, período de efervescência cultural em Montes Claros, o Conservatório contribuiu com a expansão da cultura local formando violonistas, constituindo-se em mais um local de encontros e discussões no cenário musical, âmbito que favoreceu na formação de grupos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/853 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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