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Título: Letramento digital em tempos de pandemia: implicações e desafios no Ensino Superior
Autor(es): Souza, Zulma Ferreira
Orientador(ra): Machado, Cláudia Aparecida Ferreira
Membro(s) Banca: Lacerda, Marcelo de Miranda
Macedo, Maria Ângela Lopes Dumont
Palavras-chave: Letramento digital;Ensino remoto - Desafios;Ensino superior;Educação - Curso de Pedagogia
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 8-Jul-2022
Resumo: Os estudos sobre o letramento digital, apontam ser esse a capacidade da pessoa ler, escrever, entender e se comunicar, na utilização de instrumentos tecnológicos. A partir desse princípio, a pesquisa teve como objetivo geral: investigar as habilidades do letramento digital dos alunos do curso de Pedagogia presencial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), suas implicações e desafios no ensino remoto. O objetivo geral se desdobrou em objetivos específicos, sendo eles: discorrer sobre os marcos históricos e legais que orientam a organização do curso de Pedagogia no ensino remoto; contextualizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como dispositivos tecnológicos facilitadores do processo ensino aprendizagem no Ensino Superior; identificar os dispositivos tecnológicos mais utilizados pelos professores e alunos no curso de Pedagogia; apreender e analisar as percepções dos alunos do curso de Pedagogia sobre a experiência com o uso das TDIC no ensino pedagógico. O problema apresenta a seguinte questão: os alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros-MG, possuem habilidades de letramento digital necessárias e suficientes para o ensino remoto? O estudo justificou-se pela necessidade contemporânea de apropriação das TDIC como dispositivos tecnológicos facilitadores do ensino remoto e a provável permanência desses dispositivos pós-pandemia. A pesquisa desenvolveu numa abordagem qualitativa, descritiva de natureza fenomenológica e os dados foram coletados a partir de questionários aplicados pelo google forms, no ano de 2021. Participaram da pesquisa 143 (cento e quarenta e três) discentes do curso de Pedagogia, de todos os períodos do ano letivo de 2021 do campus e dos 08 campi da Unimontes. Referendamos a pesquisa nos estudos de Soares (2002, 2009, 2011, 2020); Street (2014); Kleiman (2016); Ribeiro e Coscarelli (2017); Rojo e Moura (2012, 2019) e Tfouni (2010). Os resultados demonstram que os discentes não consideram o ensino remoto produtivo em função de não possuírem dispositivos tecnológicos adequados, da dificuldade de acesso à internet, da improvisação do ambiente de estudo, da dificuldade de concentração, das metodologias de ensino, da interação professor/aluno/aluno e aluno. As considerações finais desse estudo são significativas para a educação superior, na perspectiva de repensar a prática educacional e ressaltar o ser humano em confronto com as máquinas, fomentando outras pesquisas, mediante os acontecimentos educacionais nos últimos anos. E ainda, apresentar dados que possam oferecer uma visão crítica diante da oferta da educação em ambientes de estudos virtuais.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/857
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