Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/884
Título: | Letramento Alimentar de Adolescentes |
Autor(es): | Farias, Paula Karoline Soares |
Orientador(ra): | Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Santos, Aline Soares Figueiredo Sampaio, Helena Alves de Carvalho |
Membro(s) Banca: | Silveira, Marise Fagundes Rodrigues Neto, João Felício Henrique, Eliane Mara Viana Machado, Soraia Pinheiro |
Palavras-chave: | Adolescentes;Hábitos alimentares;Questionários;Letramento em Saúde |
Área: | Ciencias da Saude |
Subárea: | Medicina |
Data do documento: | 2-Mai-2023 |
Resumo: | O letramento alimentar reconhece o impacto dos fatores ambientais na capacidade das pessoas de desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e comportamentos essenciais para uma alimentação saudável. De fato, aumentar o letramento alimentar como meio de diminuir a carga de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à nutrição é um papel crescente para profissionais de saúde pública. A adolescência é uma fase do ciclo da vida, tida como período crítico para a formação de hábitos adequados, que interferirão definitivamente na qualidade de vida. Neste contexto, objetivou-se avaliar o letramento alimentar entre adolescentes, quanto às dimensões acesso, compreensão, avaliação e aplicação da informação sobre alimentação. Os objetivos específicos foram: realizar uma revisão sistemática da literatura acerca do letramento alimentar entre adolescentes; desenvolver um instrumento de avaliação do letramento alimentar entre adolescentes, bem como avaliar sua validade de conteúdo e confiabilidade e descrever os níveis de letramento alimentar entre adolescentes de escolas públicas de Montes Claros – MG. Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática da literatura utilizando o checklist dos itens Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA). Posteriormente, desenvolveu-se um instrumento capaz de avaliar os níveis de letramento alimentar entre adolescentes e avaliou-se a validade de conteúdo e confiabilidade, com a realização do teste e reteste com 60 participantes. O instrumento desenvolvido foi denominado Letramento Alimentar entre Adolescente (LAA). Os dados foram coletados por acadêmicos treinados, que utilizaram o software desenvolvido para esse fim. As análises descritivas foram feitas por meio do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 25.0. Na revisão sistemática identificaram-se nove pesquisas que utilizaram questionários, instrumentos e/ou equipamentos com o objetivo de avaliar o letramento alimentar entre adolescentes. As pesquisas que construíram ou utilizaram instrumentos apresentaram algumas limitações, como a avaliação apenas do conhecimento e comportamento relacionados à nutrição, deixando uma lacuna quanto ao real efeito do letramento alimentar para a saúde dos adolescentes. No que diz respeito ao desenvolvimento do instrumento, este foi aplicado em 60 adolescentes, com relação à estimativa de confiabilidade, a consistência interna ou alfa de Cronbach estimado foi de 0,82. Para avaliar o letramento alimentar, foram consideradas questões que abordavam o acesso à informação, compreensão, avaliação e aplicação das informações sobre hábitos alimentares. Nesta etapa da avaliação do instrumento, participaram 734 alunos, sendo 236 com 12 anos e 498 com 15 anos, com taxas de resposta de 47,58% e 100%, respectivamente. Pode-se observar que, em relação à variável acesso, 9,3% (n=68) dos escolares relataram nunca ter tido acesso a nenhuma informação sobre a alimentação adequada. A principal pessoa/profissional que forneceu essas informações a esses adolescentes foi o enfermeiro (91,6% / n= 663), sendo o rádio o principal meio (90,2% / n=654). 80,0% dos entrevistados (n= 585) relataram ter tido acesso ao tema "Alimentação saudável e não saudável". A maioria dos entrevistados relatou dificuldades na compreensão, avaliação e aplicação das informações sobre alimentação saudável. A partir do diagnóstico do letramento alimentar entre os adolescentes participantes, sugere-se uma intervenção educativa específica para melhorar as habilidades de compreensão, avaliação e aplicação de informações relacionadas à alimentação. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/884 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Farias, Paula Karoline Soares_Letramento Alimentar de Adolescentes_2023.pdf | 59,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.