Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/886
Título: Experiência de cárie dentária: fatores associados aos seus impactos nas atividades de vida diária e questionamento ao tratamento da doença
Autor(es): Torres, Silvério de Almeida Souza
Orientador(ra): Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
Membro(s) Banca: Ferreira, Raquel Conceição
Silveira, Marise Fagundes
Andrade, João Marcus Oliveira
Santos Neto, Pedro Eleutério dos
Palavras-chave: Cáries dentárias - Tratamento;Dentes - Cuidado e higiene;Saúde bucal
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Odontologia
Data do documento: 28-Mar-2023
Resumo: A cárie dentária é uma alteração biofilme-açúcar dependente, não transmissível e dinâmica, multifatorial, resultando perda mineral dos tecidos dentários duros. É determinada por fatores biológicos, comportamentais, psicossociais e ambientais. O manejo dessa condição deve considerar os fatores etiológicos para prevenir, controlar e tratá-la. Embora a maioria dos ensaios clínicos tenha se concentrado nas técnicas operatórias/restauradoras para o tratamento da cárie dentária, essa abordagem trata apenas das consequências da doença: as lesões. Estas últimas podem impactar nas atividades diárias dos indivíduos, seja nas relações sociais (estética), seja como dor ou até mesmo no absenteísmo ao trabalho. Assim, objetivou-se analisar os fatores associados à cárie dentária através de um questionamento em relação ao tratamento multidimensional da doença e verificar a condição da coroa em relação à experiencia de cárie e a sua associação no impacto das atividades diárias de adultos brasileiros. Esta pesquisa vale-se um estudo transversal utilizando o banco de dados da Pesquisa Nacional de Condições de Saúde Bucal no Brasil. A lesão de cárie dentária foi avaliada pelo índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados). A média de dentes com cárie não tratada (coroa) foi de 1,47. A presença de 1 ou mais dentes com cárie cavitadas (coroa) foi maior entre os adultos com dentes restaurados e com cárie (1 ou mais) (p<0,05). Sendo assim, há maior prevalência de lesões de cárie dentária cavitadas entre os adultos que já foram atendidos por dentistas para tratamentos restauradores. Esses achados sugerem que o paciente foi atendido por dentistas para tratamentos restauradores e invasivos, não focando no tratamento da doença, continuando a desenvolver novas lesões de cárie. Quanto ao impacto da cárie nas atividades diárias, 52,3% dos participantes do levantamento apresentaram impacto das condições de saúde bucal sobre a vida diária, sendo a média desse indicador de 1,6 (1,56-1,69), tais achados sugerem uma associação entre as condições da coroa frente a experiência de cárie e o impacto nas atividades de vida diária. Entre os indivíduos que apresentavam dentes com cárie e dentes perdidos por cárie houve um aumento da chance do impacto nas atividades de vida diária (OIDP total), pelo fato de apresentarem associação com todas as nove dimensões do OIDP estudadas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/886
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Torres, Silvério de Almeida Souza_Experiência de cárie dentária_2023.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.