Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/905
Título: Efeitos da farinha de inseto Gryllus assimilis no tecido adiposo e alterações metabólicas em modelo murino de obesidade
Autor(es): Jesus, Samara Cardoso de
Orientador(ra): Santos, Sérgio Henrique Sousa
Membro(s) Banca: Freitas, Daniela Fernanda
Lescano, Caroline Honaiser
Palavras-chave: Entomofagia;Obesidade;Alimentos funcionais;Suplementação alimentar
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Medicina
Data do documento: 1-Fev-2023
Resumo: A obesidade é um sério problema que impõe agravos à saúde e compromete a qualidade de vida. Definida por critérios já bem estabelecidos como o excesso de gordura corporal, suas repercuções envolvem fatores de riscos para o desenvolvimento de um grupo heterogêneo de alterações metabólicas. Diante das complicações impostas pela obesidade à condições de saúde, diversas estratégias têm sido avaliadas no processo terpêutico desta patologia. Dentre as mais inovadoras e promissoras propostas, os experimentos à base de insetos comestíveis ganharam destaques e revelam -se como novos caminhos para investigação por possíveis efeitos positivos sobre o metaboslimo, e complicações da obesidade. Neste sentido, o presente estudo buscou avaliar os efeitos da farinha de inseto Gryllus assimilis (GA) sobre o tecido adiposo e alterações metabólicas em modelo murino de obesidade. Para tanto, 40 camundongos obesos , machos, Swiss foram tratados com as diferentes dietas: Dieta Padrão (ST), dieta de manutenção de camundongos (AIN93M), dieta com alto teor de gordura (HFD), dieta AIN93-M enriquecida com a farinha de inseto (AIN93-M+GA) e dieta com alto teor de gordura enriquecida a farinha de inseto (HFD+GA). Foram avaliados parâmetros como consumo alimentar, peso corporal, níveis bioquímicos, histologia do tecido adiposo e expressão do mRNA do tecido adiposo. Os principais achados mostraram que o consumo da farinha de inseto mostrou -se capaz demodular vias metabólicas da lipogênese, inibição da hipertrofia dos adipócito associados a efeitos no perfil glicêmico e marcadores de lipidios séricos. Assim, pode-se concluir que a farinha de inseto comestível Gryllus assimilis pode ser considerada como potencial produto dietético alimentar e nutricional com efeito terapêutico em desordens metabolicas existentes em quadros de obesidade .
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/905
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.