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Título: Letramento acadêmico: estudo exploratório do letramento dos alunos do curso de exatas de uma instituição de ensino superior em Montes Claros
Autor(es): Santos, Rennê Flávio Lopes
Orientador(ra): Machado, Cláudia Aparecida Ferreira
Membro(s) Banca: Lacerda, Marcelo Miranda
Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Santos, Francely Aparecida dos
Palavras-chave: Leitura e escrita;Letramento acadêmico;Engenharia integrada
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: O presente trabalho de investigação teve como objetivo compreender a promoção do letramento acadêmico dos discentes da engenharia integrada da Unifipmoc a partir da seguinte situação-problema: os acadêmicos da engenharia integrada possuem conhecimentos e habilidades que contribuem para o desenvolvimento proficiente de leitura e de escrita acadêmica? Como objetivos específicos, explorar conhecimentos referentes ao letramento acadêmico; conhecer a percepção dos acadêmicos sobre a leitura e a escrita na faculdade; promover uma reflexão sobre o letramento dos graduandos do curso da engenharia integrada, a partir das experiências do pesquisador, e identificar as providências adotadas pela instituição de Ensino Superior (Unifipmoc) para a promoção do letramento acadêmico dos discentes. Pode-se entender letramento acadêmico como o domínio dos gêneros textuais (leitura, escrita e fala) típicos do ambiente universitário, por exemplo, artigo, resenha, resumos etc. Para tanto, buscou embasamento teórico principalmente nos trabalhos de Soares (2004), Street (2010), Kleiman (2008) e Carvalho (2013). Metodologia: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, o qual busca estabelecer uma maior aproximação com o problema de pesquisa. Dentre as possibilidades metodológicas, utilizamos o estudo de caso, que conciste no desenvolvimento de uma pesquisa aprofundada sobre um determinado tema, de tal maneira que se produza uma ampla análise do objeto pesquisado. O instrumento de coleta de informações foi um questionário aplicado a uma amostra de trinta e sete alunos do curso de engenharia integrada da Unifipmoc e a análise do projeto interdisciplinar. O questionário foi dividido em três partes, na seguinte ordem: questões relativas às práticas de leitura; conhecimento de modalidades textuais e o projeto interdisciplinar da Unifipmoc como proposta de letramento acadêmico. Resultados: Constatamos que, para a maioria dos alunos participantes da pesquisa, os gêneros textuais cobrados na academia não se constituem em dificuldades, ou seja, possuem habilidades de leitura e de escrita compatíveis com os gêneros trabalhados no âmbito acadêmico o que difere das percepções do pesquisador enquanto professor desses alunos. É desejo nosso de que os resultados auferidos por essa pesquisa contribuam, de forma sistemática, para melhorar o trabalho com o letramento acadêmico e também estimular os professores do ensino superior de ciências exatas a desenvolverem práticas que ampliem as habilidades de leitura e de escrita dos discentes. Conclusão: Ao término deste trabalho de investigação, reiteramos a importância de se trabalhar a escrita e a leitura no ambiente acadêmico no sentido da promoção do letramento. Finalizando, a medida evocada pela instituição aqui pesquisada, no caso o projeto interdisciplinar da Unifipmoc, é um importante instrumento de fomento ao letramento acadêmico, mas não suficiente.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/925
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