Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Zilmar Gonçalves-
dc.contributor.authorTupinambá, Maria Levimar Viana-
dc.date.accessioned2023-11-14T16:15:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/929-
dc.description.abstractThis study aims to discuss public educational policies and teacher training, in addition to analyzing the impacts of the pandemic on the practices of education professionals, seeking to identify the difficulties that public schools faced in the pandemic period. In order to achieve these objectives, we seek to study the situation in which the public schools of Minas Gerais are in the period from 2019 to 2022; a time frame in the history of education, which has been troubled by emergency and decentralized public policies stemming from Covid-19. The research was carried out in two schools of the jurisdiction of the Regional Superintendence of Education-SRE of Montes Claros and the criterion of choice of these schools was the geographic region, being school A, located in the central region and the other, school B in the peripheral region. The research is characterized by a qualitative study, which was carried out through the exploratory and descriptive method through data collection, which was carried out with questionnaires and interviews. With the empirical research we seek to understand how the professionals of Basic Education, being them 02 directors, 02 specialists and 24 teachers of Elementary School, developed their activities in this period of pandemic. As a theoretical basis, authors such as: Almeida (2020) were used; Gallagher (2020); Gatti (2020), Moreira (2020); Nóvoa (2020); Oliveira (2021); Saints (2020); Silveira (2020); among others, analysis of newspaper periodicals and current articles, because it is a recent subject. We also examined documents such as state and federal legislation, decrees and memoranda, drafted as exceptional and temporary measures for the time of pandemic. Among the results obtained, social problems, difficulties, and unpreparedness of education professionals to deal with digital technologies, the impacts on teachers' pedagogical practices, the lack of resources, access to technological equipment and internet for students and teachers. We found that the biggest challenges that schools had to face during the pandemic were the overload of work and illness of education professionals, as well as the illness of students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - Políticas públicas - Brasilpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.titlePolíticas Públicas Educacionais: ressignificação nas práticas pedagógicas das escolas estaduais em tempos de pandemia no município de Montes Claros – MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo discutir as políticas públicas educacionais e a formação de professores, além de analisar os impactos da pandemia nas práticas dos profissionais da educação, procurando identificar as dificuldades que as escolas públicas enfrentaram no período pandêmico. No intuito de alcançar esses objetivos buscamos estudar a conjuntura em que se encontram as escolas públicas mineiras no período de 2019 a 2022; um marco temporal na história da educação, que foi conturbada por políticas públicas emergenciais e descentralizadas, decorrentes da Covid-19. A pesquisa foi realizada em duas escolas da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino-SRE de Montes Claros e o critério de escolha dessas escolas foi a região geográfica, sendo escola A, localizada na região central e a outra, escola B na região periférica. A pesquisa caracteriza-se por um estudo qualitativo, que foi realizado por meio do método exploratório e descritivo através da coleta de dados, que foi realizada com questionários e entrevistas. Com a pesquisa empírica buscamos compreender como os profissionais da Educação Básica, sendo eles 02 diretores, 02 especialistas e 24 professores do Ensino Fundamental, desenvolveram suas atividades neste período de pandemia. Como embasamento teórico foram utilizados autores como: Almeida (2020); Gallagher (2020); Gatti (2020), Moreira (2020); Nóvoa (2020); Oliveira (2021); Santos (2020); Silveira (2020); entre outros, análise de periódicos de jornais e artigos atuais, por se tratar de um assunto recente. Examinamos também documentos como legislações estaduais, federais, decretos e memorandos, elaborados como medidas excepcionais e temporárias para o momento de pandemia. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os problemas sociais, as dificuldades e despreparo dos profissionais da educação para lidar com as tecnologias digitais, os impactos nas práticas pedagógicas dos professores, a falta de recursos, de acesso aos equipamentos tecnológicos e de internet para alunos e professores. Constatamos que os maiores desafios que as escolas tiveram de enfrentar no período da pandemia, foi a sobrecarga de trabalho e adoecimento dos profissionais da educação, bem como o adoecimento dos alunos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2023-11-15T16:15:45Z-
dc.contributor.refereeBrandão, Viviane Bernadeth Gandra-
dc.contributor.refereeFrança, Silvana Diamantino-
dc.contributor.refereeMendes, Jaqueline-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tupinambá, Maria Levimar Viana_Políticas Públicas Educacionais ressignificação_2023.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.