Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/929
Título: | Políticas Públicas Educacionais: ressignificação nas práticas pedagógicas das escolas estaduais em tempos de pandemia no município de Montes Claros – MG |
Autor(es): | Tupinambá, Maria Levimar Viana |
Orientador(ra): | Santos, Zilmar Gonçalves |
Membro(s) Banca: | Brandão, Viviane Bernadeth Gandra França, Silvana Diamantino Mendes, Jaqueline |
Palavras-chave: | Educação - Políticas públicas - Brasil;Práticas educativas;Escolas públicas;Professores – Formação;COVID-19, Pandemia de, 2020- |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo discutir as políticas públicas educacionais e a formação de professores, além de analisar os impactos da pandemia nas práticas dos profissionais da educação, procurando identificar as dificuldades que as escolas públicas enfrentaram no período pandêmico. No intuito de alcançar esses objetivos buscamos estudar a conjuntura em que se encontram as escolas públicas mineiras no período de 2019 a 2022; um marco temporal na história da educação, que foi conturbada por políticas públicas emergenciais e descentralizadas, decorrentes da Covid-19. A pesquisa foi realizada em duas escolas da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino-SRE de Montes Claros e o critério de escolha dessas escolas foi a região geográfica, sendo escola A, localizada na região central e a outra, escola B na região periférica. A pesquisa caracteriza-se por um estudo qualitativo, que foi realizado por meio do método exploratório e descritivo através da coleta de dados, que foi realizada com questionários e entrevistas. Com a pesquisa empírica buscamos compreender como os profissionais da Educação Básica, sendo eles 02 diretores, 02 especialistas e 24 professores do Ensino Fundamental, desenvolveram suas atividades neste período de pandemia. Como embasamento teórico foram utilizados autores como: Almeida (2020); Gallagher (2020); Gatti (2020), Moreira (2020); Nóvoa (2020); Oliveira (2021); Santos (2020); Silveira (2020); entre outros, análise de periódicos de jornais e artigos atuais, por se tratar de um assunto recente. Examinamos também documentos como legislações estaduais, federais, decretos e memorandos, elaborados como medidas excepcionais e temporárias para o momento de pandemia. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os problemas sociais, as dificuldades e despreparo dos profissionais da educação para lidar com as tecnologias digitais, os impactos nas práticas pedagógicas dos professores, a falta de recursos, de acesso aos equipamentos tecnológicos e de internet para alunos e professores. Constatamos que os maiores desafios que as escolas tiveram de enfrentar no período da pandemia, foi a sobrecarga de trabalho e adoecimento dos profissionais da educação, bem como o adoecimento dos alunos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/929 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tupinambá, Maria Levimar Viana_Políticas Públicas Educacionais ressignificação_2023.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.