Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Veloso, Geisa Magela | - |
dc.contributor.author | Oliveira Neto, Antônio Durães de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T16:49:42Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/936 | - |
dc.description.abstract | This dissertation, configured in multipaper format, is composed of three articles, and aims to analyze the reading representations of retired teachers, seeking to understand the ways of objectifying and anchoring their reading practices. The study is justified by the fact that it is important to discuss the reading practices of teachers, since the process by which they were constituted as readers interferes with their beliefs and representations about reading and the way they practiced reading practices. A qualitative research was carried out in which a questionnaire was applied to 55 retired teachers, aged over 60 years. As a literature review, the studies were used Chartier (1998, 1999, 2007); Batista e Galvão (1999); Britto (1998); Corsino (2010); Moscovici (2015), Guareschi; Jovchelovitch (1995), among others. From the discourses produced, it was concluded that the representations of reading of the participants move towards a valuable posture about the reading practice, which serves to expand knowledge and cultural references, favor interactions and entertainment, promote personal development. In addition, it was noticed that before retirement teachers read with professional purposes and, after retiring, the act of reading happens to be exercised with personal interests. Regarding reading and Digital Information and Communication Technologies (DICTs), we find that teachers are in favor of reading practices mediated by electronic devices, which produces fast and fragmented readings, carried out in order to enable interaction and communication. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura – Práticas – Representações | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Professoras aposentadas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Entre o ler e o ser: representações e práticas de leitura de professoras aposentadas | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Ciência Política | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, configurada no formato multipaper, é composta por três artigos, e tem por objetivo analisar as representações de leitura de professoras aposentadas, buscando compreender os modos de objetivação e ancoragem de suas práticas leitoras. O estudo justifica se pela importância de se discutir as práticas de leitura de professoras, dado que o processo pelo qual se constituíram como leitoras interfere em suas crenças e representações e no modo como exercem(ram) as práticas leitoras ou se constituíram como mediadoras de leitura para seus alunos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual aplicou-se um questionário a 55 professoras aposentadas com idade superior aos sessenta anos. Como revisão de literatura, lançou-se mão dos estudos de Chartier (1998, 1999, 2007); Batista e Galvão (1999); Britto (1998); Corsino (2010); Moscovici (1978; 2015), Guareschi; Jovchelovitch (1995), dentre outros. A partir dos discursos produzidos, concluiu-se que as representações de leitura das participantes caminham para uma postura valorativa acerca da prática leitora, que serve para ampliar conhecimentos e referências culturais, favorecer interações e entretenimento, e promover o desenvolvimento pessoal. Além disso, percebeu-se que, antes da aposentadoria as professoras liam com finalidades profissionais e, após se aposentarem, o ato de ler passa a ser exercido com os interesses pessoais. No que se refere às Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs), constatou-se que as docentes são favoráveis às práticas leitoras mediadas por aparelhos eletrônicos, o que produz leituras rápidas e fragmentadas, realizadas com o intuito de viabilizar a interação e a comunicação. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2023-11-15T16:49:42Z | - |
dc.contributor.referee | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo | - |
dc.contributor.referee | Belmiro, Célia Abicalil | - |
dc.contributor.referee | Velloso, Maria Jacy Maia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira Neto, Antônio Durães de_Entre o ler e o_2021.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.