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Título: Entre o ler e o ser: representações e práticas de leitura de professoras aposentadas
Autor(es): Oliveira Neto, Antônio Durães de
Orientador(ra): Veloso, Geisa Magela
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Belmiro, Célia Abicalil
Velloso, Maria Jacy Maia
Palavras-chave: Leitura – Práticas – Representações;Representações sociais;Professoras aposentadas;Tecnologias digitais
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 2021
Resumo: Esta dissertação, configurada no formato multipaper, é composta por três artigos, e tem por objetivo analisar as representações de leitura de professoras aposentadas, buscando compreender os modos de objetivação e ancoragem de suas práticas leitoras. O estudo justifica se pela importância de se discutir as práticas de leitura de professoras, dado que o processo pelo qual se constituíram como leitoras interfere em suas crenças e representações e no modo como exercem(ram) as práticas leitoras ou se constituíram como mediadoras de leitura para seus alunos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual aplicou-se um questionário a 55 professoras aposentadas com idade superior aos sessenta anos. Como revisão de literatura, lançou-se mão dos estudos de Chartier (1998, 1999, 2007); Batista e Galvão (1999); Britto (1998); Corsino (2010); Moscovici (1978; 2015), Guareschi; Jovchelovitch (1995), dentre outros. A partir dos discursos produzidos, concluiu-se que as representações de leitura das participantes caminham para uma postura valorativa acerca da prática leitora, que serve para ampliar conhecimentos e referências culturais, favorecer interações e entretenimento, e promover o desenvolvimento pessoal. Além disso, percebeu-se que, antes da aposentadoria as professoras liam com finalidades profissionais e, após se aposentarem, o ato de ler passa a ser exercido com os interesses pessoais. No que se refere às Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs), constatou-se que as docentes são favoráveis às práticas leitoras mediadas por aparelhos eletrônicos, o que produz leituras rápidas e fragmentadas, realizadas com o intuito de viabilizar a interação e a comunicação.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/936
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