Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/936
Título: | Entre o ler e o ser: representações e práticas de leitura de professoras aposentadas |
Autor(es): | Oliveira Neto, Antônio Durães de |
Orientador(ra): | Veloso, Geisa Magela |
Membro(s) Banca: | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo Belmiro, Célia Abicalil Velloso, Maria Jacy Maia |
Palavras-chave: | Leitura – Práticas – Representações;Representações sociais;Professoras aposentadas;Tecnologias digitais |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | Esta dissertação, configurada no formato multipaper, é composta por três artigos, e tem por objetivo analisar as representações de leitura de professoras aposentadas, buscando compreender os modos de objetivação e ancoragem de suas práticas leitoras. O estudo justifica se pela importância de se discutir as práticas de leitura de professoras, dado que o processo pelo qual se constituíram como leitoras interfere em suas crenças e representações e no modo como exercem(ram) as práticas leitoras ou se constituíram como mediadoras de leitura para seus alunos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual aplicou-se um questionário a 55 professoras aposentadas com idade superior aos sessenta anos. Como revisão de literatura, lançou-se mão dos estudos de Chartier (1998, 1999, 2007); Batista e Galvão (1999); Britto (1998); Corsino (2010); Moscovici (1978; 2015), Guareschi; Jovchelovitch (1995), dentre outros. A partir dos discursos produzidos, concluiu-se que as representações de leitura das participantes caminham para uma postura valorativa acerca da prática leitora, que serve para ampliar conhecimentos e referências culturais, favorecer interações e entretenimento, e promover o desenvolvimento pessoal. Além disso, percebeu-se que, antes da aposentadoria as professoras liam com finalidades profissionais e, após se aposentarem, o ato de ler passa a ser exercido com os interesses pessoais. No que se refere às Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs), constatou-se que as docentes são favoráveis às práticas leitoras mediadas por aparelhos eletrônicos, o que produz leituras rápidas e fragmentadas, realizadas com o intuito de viabilizar a interação e a comunicação. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/936 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira Neto, Antônio Durães de_Entre o ler e o_2021.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.