Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1292
Título: "A vida ispinicada”: o processo de deslocamento de famílias atingidas por barragens
Autor(es): Godinho, Victoria Pinho e
Orientador(ra): Paula, Andrea Maria Narciso Rocha de
Membro(s) Banca: Fonseca, Gildette Soares
Anaya, Felisa Cançado
Poz Neto, João Daz
Palavras-chave: Barragem de Irapé - Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek;Norte de Minas Gerais e Jequitinhonha;Deslocamento compulsório;Resistência;Migração
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2018
Resumo: A história da construção dos projetos hidrelétricos no Brasil é marcada pelo discurso desenvolvimentista, onde em prol do crescimento econômico, os sujeitos que residiam nas áreas inundadas têm seus modos de vida modificados. Neste contexto, tem-se os moradores de municípios de abrangência da Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek, também conhecida como Usina de Irapé, que abrange municípios das Mesorregiões Norte de Minas e Jequitinhonha. Assim, o presente trabalho tem por objetivo compreender como a implantação da barragem de Irapé, ao modificar os ciclos das águas, modifica também os ciclos de vida, provocando o compulsório e as transformações nas vidas das famílias atingidas. Para tanto, fizemos pesquisa bibliografia e de campo, com ênfase na metodologia qualitativa. Ao longo desse estudo, conhecemos famílias que tiveram seus modos de vida transformados, resistiram e lutaram antes da construção da barragem hidrelétrica e ainda hoje continuam resistindo nos reassentamentos e também fora deles, através da migração. O deslocamento compulsório acarretado pela construção da Usina Hidrelétrica de Irapé deu início a um processo de mudança e de ressignificação dos modos de vida, inspinicou famílias e continua ispinicando.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1292
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Godinho, Victoria Pinho e_A vida ispinicada o_2018.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.