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Título: Ensino superior brasileiro: expansão e transformação a partir dos anos 1990
Autor(es): Araújo, Christine Veloso Barbosa
Orientador(ra): Ide, Maria Helena de Souza
Membro(s) Banca: Mendes, Maria Aparecida Colares
Abreu, Ilva Ruas de
Palavras-chave: Ensino superior brasileiro;Ensino superior – Instituições – Expansão;Neoliberalismo – Brasil
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho analisa a expansão do ensino superior brasileiro no contexto do sistema neoliberal, que influenciou e influencia as políticas educacionais dos países periféricos, como o Brasil. O país assistiu a uma transformação na educação superior, principalmente a partir da década de 1990, quando se observa uma crescente expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, motivada pelas políticas de cunho neoliberal adotadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Considerada por estudiosos da hierarquia urbana como cidade polo capaz de influir no desenvolvimento socioeconômico da região, Montes Claros, situada no Norte de Minas Gerais, foi escolhida como referência empírica no contexto dessa expansão, a partir da hipótese de que essa cidade reflete uma realidade nacional de expansão do ensino superior no país, principalmente a partir da década de 1990. O estudo buscou averiguar como Montes Claros reagiu às políticas educacionais dos últimos anos e como essas políticas favoreceram o crescimento do número de IES e da oferta diversificada de cursos, permitindo traçar um perfil do ensino superior nesse município. A metodologia utilizada pautou-se numa abordagem qualiquantitativa usando como procedimento as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados que fomentaram a análise e construção do perfil do ensino superior do município em questão foram coletados diretamente nos documentos oficiais do INEP e no Sistema e-MEC considerando as instituições de ensino superior ativas em Montes Claros, categorias administrativas, organização acadêmica e modalidades de ensino (presencial e EaD).
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1317
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