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Título: O enfermeiro professor universitário: ações didáticas e desenvolvimento profissional
Autor(es): Oliveira, Eveline Nogueira de Castro e
Orientador(ra): Santos, Francely Aparecida dos
Membro(s) Banca: Barbosa, Henrique Andrade
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Monteiro, Pedro Sadi
Palavras-chave: Enfermeiros professores;Desenvolvimento profissional;Concepções e perspectivas docentes;Ações didáticas e pedagógicas
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 22-Nov-2024
Resumo: A atuação do Enfermeiro Professor Universitário é permeada de complexidades, as quais se constituem desde a sua formação inicial e se compõem em desafios a serem enfrentados ou mesmo superados. Esta pesquisa tem como objetivo geral o de investigar as concepções e perspectivas dos Enfermeiros Professores Universitários quanto ao seu Desenvolvimento Profissional Docente e suas ações didáticas e pedagógicas na atuação em sala de aula. O problema que guia esta investigação é: “Quais são as concepções e perspectivas dos Enfermeiros Professores Universitários relacionadas ao seu desenvolvimento profissional e que estão inseridas em suas ações didáticas e pedagógicas durante as aulas que ministram?”. Por objetivos específicos desta pesquisa temos os de: a) porfiar o perfil do Enfermeiro Professor Universitário; b) discutir o currículo formativo deste profissional; e c) apresentar o Desenvolvimento Profissional Docente como formação contínua, vivenciado pelos Enfermeiros Professores Universitários e d) caracterizar as ações didáticas e pedagógicas desenvolvidas pelos Enfermeiros Professores Universitários em sala de aula. Assim, as reflexões propostas nesta pesquisa direcionam-se à formação e aos desafios vivenciados pelo Enfermeiro Professor Universitário em seu processo de desenvolvimento acadêmico e profissional, os quais repercutem em suas habilidades profissionais, bem como nos processos de ensino e aprendizagem que compõem a docência. Esta proposta insere-se no campo da Educação e tem como asserção um estudo ancorado na Pedagogia Histórico-Crítica, com abordagem qualitativa de caráter exploratório descritivo. O percurso metodológico deu-se a partir de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e Pesquisa de Campo, por meio dos procedimentos de análise documental e da realização de seis entrevistas semiestruturadas com os Enfermeiros Professores Universitários, vinculados ao curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Como resultados deste estudo, apontamos que os Enfermeiros Professores Universitários investem em formação contínua como forma de superar lacunas pedagógicas; as instituições em que atuam apoiam o Desenvolvimento Profissional Docente desses profissionais, garantindo-lhes autonomia; e os Enfermeiros Professores Universitários percebem sua identidade docente e acreditam que suas práticas pedagógicas impactam na formação dos profissionais de Enfermagem. O desenvolvimento profissional constante permite a compreensão de teorias educacionais e o aprofundamento em diversas abordagens de ensino. À medida que os elementos raciocínio crítico e prática pedagógica se conectam em uma dinamicidade de conhecimentos, é possível vislumbrar o processo contínuo de aprimoramento. As ações didáticas e pedagógicas desenvolvidas pelos Enfermeiros Professores Universitários em sala de aula apresentam relevância social e contribuem para o seu desenvolvimento profissional.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1729
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