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Título: O gênero meme da Internet: dialogismo e semiótica na construção textual
Autor(es): Silva, Zenilda Rodrigues
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Mendes, Maria Aparecida Colares
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Multimodalidade;Leitura crítica;Dialogismo;Gênero Memes
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 8-Mar-2018
Resumo: A pesquisa “O gênero meme da internet: dialogismo e semiótica na construção textual” objetivou responder se os estudantes do nono ano A, da Escola Estadual Professora Dulce Sarmento, após serem subsidiados com teorias e práticas interventivas, estariam aptos a ler e compreender textos multimodais, permeados pelo dialogismo. Para tanto, propusemos desenvolver um Projeto Educacional de Intervenção, privilegiando a leitura multissemiótica e dialógica, em contextos digitais. Os objetivos primordiais desta investigação foram: explorar conhecimentos teórico-metodológicos inerentes ao processo de leitura crítica dos textos multimodais; planejar, executar e avaliar um Projeto Educacional de Intervenção para desenvolver habilidades de leitura crítica; apresentar os resultados de investigação, identificados nas práticas de leitura dos estudantes, analisando os elementos que revelam a compreensão de textos multimodais. Para isso, adotamos metodologias interventivas, utilizando os memes, na perspectiva da pesquisa-ação, da pesquisa participante e aplicada, privilegiando, dessa forma, o aspecto qualitativo, ancorando-nos na teoria proposta por Thornburg (1996), intitulada “Metáforas para o aprendizado no século XXI”. Os dados foram coletados por meio da observação participante, da aplicação de um questionário, do grupo focal, uma atividade diagnóstica, da execução do Projeto Educacional de Intervenção e de uma atividade final. O referencial teórico foi preponderante para o levantamento dos estudos já realizados por autores renomados, tais como Coscarelli (2005) e Leffa (1996) sobre a leitura crítica; Bakhtin (2011), Bronckart (1999) e Marcushi (2008) relativos ao gênero discursivo; Bakhtin (2002, 2006) a respeito do dialogismo; Deely (1990) e Pimenta (2001) defendendo a Semiótica Social; Rojo (2012), Felinto (2007), Fontanella (2009), Dionísio (2014), Xavier (2016), Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2003, 2016), referente ao multiletramento, multimodalidade, hipertextualidade e memes, dentre outros autores. Os resultados deste estudo revelaram que as práticas de ensino por meio dos textos multimodais, com auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação, podem proporcionar ao estudante a aquisição de habilidades leitoras que o possibilite a exercer a cidadania. Acreditamos na relevância desta pesquisa à educação, visto que poderá fomentar discussões e mudanças metodológicas no processo ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/491
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