Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/533
Título: Multiletramentos: desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos em contextos digitais
Autor(es): Silva, Vanely Cristiany Oliveira
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Peixoto, Ana Cristina Santos
Martins, Antônio Carlos Soares
Palavras-chave: contextos digitais;letramento digital;multiletramentos;produção/recepção textual;ensino da Língua Portuguesa
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 17-Ago-2015
Resumo: Neste trabalho buscamos discutir como o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção dos novos textos, que surgem a partir das práticas discursivas estabelecidas em contextos digitais, influencia o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. Com base nos estudos sobre letramento e letramento digital de Soares (2002, 2003), Coscarelli (2005, 2007, 2009) e Dias e Novais (2009), que apontam que há habilidades que são específicas para que o sujeito possa lidar com o texto em contexto digital; e guiados pelos estudos sobre a pedagogia dos multiletramentos, em Rojo (2012, 2013), levantamos a hipótese de que a inclusão, nas matrizes de ensino, de novas habilidades relacionadas ao uso de recursos e ferramentas digitais e à produção e recepção dos novos textos, que surgem nesses contextos, poderia ser favorável ao ensino. Na pesquisa, cujo percurso metodológico embasou-se nos pressupostos da pesquisa-ação, foi realizada, com alunos de uma série dos anos finais do ensino fundamental, uma atividade diagnóstica que apontou necessidades educacionais relativas ao desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção de textos em contextos digitais, relacionadas à realização de pesquisa na internet; ao uso de ferramentas e recursos para a edição de textos online; e ao reconhecimento de aspectos do hipertexto digital. A partir dessa atividade, foi desenvolvida e aplicada uma proposta educacional de intervenção, em quatro módulos, a fim de enfrentar a necessidade diagnosticada. No primeiro módulo, apresentamos a proposta de trabalho aos sujeitos. No segundo módulo foram aplicadas as atividades interventivas propriamente ditas. No terceiro e quarto módulos foram aplicadas atividades que avaliaram o desenvolvimento das habilidades relacionadas às práticas de letramento em contexto digital. A análise dos resultados dessas atividades demonstrou que os sujeitos apresentaram um avanço no reconhecimento de efeitos de sentidos decorrentes de textos multimodais; dos aspectos multimidiáticos e da composição do hipertexto digital; e um avanço parcial quanto às habilidades de realização de pesquisa na internet. A análise qualitativa das atividades, orientada pelas concepções teóricas mencionadas e pelos estudos acerca dos aspectos sociais dos usos da linguagem, demonstrou, ainda, que as atividades interventivas foram eficientes para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção e recepção de textos, como reconhecer informações explícitas e inferir informações implícitas; reconhecer os efeitos de sentidos decorrentes da relação de sons, imagens, links, entre outros recursos, nos textos multimodais; reconhecer o objetivo comunicativo do gênero, a relação entre gênero textual, suporte, variedade linguística, estilística e objetivo comunicativo da interação; e reconhecer os elementos estruturais de uma sequência discursiva. A partir da comparação entre o resultado da atividade diagnóstica com o da atividade avaliativa e das reflexões propiciadas por essa análise, concluímos que o desenvolvimento de habilidades de produção e recepção das práticas discursivas dos contextos digitais influenciou de maneira positiva o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, que a inclusão, nas matrizes de ensino, de novas habilidades relacionadas ao uso de recursos e ferramentas digitais e à produção e recepção dos novos textos, que surgem nesses contextos, pode ser favorável ao ensino da Língua Portuguesa
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/533
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanely oliveira-Multiletramento, 2015.pdfMultiletramentos: desenvolvimento de habilidades de produção e recepção de textos em contextos digitais4,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.