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Título: Shopping popular na cidade de Montes Claros-MG : uma análise de sua complexidade sob a ótica da teoria dos dois circuitos da economia urbana
Autor(es): Santos, Dulce Pereira dos
Orientador(ra): Lessa, Simone Narciso
Theóphilo, Carlos Renato
Membro(s) Banca: Monte-Mór, Roberto Luís de Melo
Martins, Herbert Toledo
Zimmermann, Clóvis
Palavras-chave: Shopping popular – Montes Claros;Economia informa;Circuitos econômicos;Economia urbana
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Economia
Data do documento: 2007
Resumo: Este trabalho é sobre o Shopping Popular de Montes Claros. Nos últimos anos, o desemprego e a precarização do trabalho se intensificaram no Brasil. O país passou a conviver com um elevado índice de desemprego associado à deterioração das condições e relações trabalhistas e também ao aumento do trabalho temporário e sem renda fixa. Dentre esses trabalhadores informais, os camelôs são, talvez, a presença mais marcante nos centros urbanos. Montes Claros não foge à regra e, a partir da segunda metade da década de 1980, a sua área central foi completamente tomada e quase totalmente destruída por esses trabalhadores camelôs. Em março/2003, o poder público municipal construiu, numa área vizinha à referida praça, um Shopping Popular onde instalou os camelôs, visando retirá-los das ruas e oferecer-lhes espaços próprios e seguros. O objetivo deste trabalho é o de obter um entendimento aprofundado sobre a dinâmica complexa do funcionamento e organização das atividades comerciais praticadas no Shopping Popular de Montes Claros: comércio e trabalho informal, perfil dos lojistas, estrutura do prédio, localização estratégica, produtos comercializados, subsídio do poder público, dentre outras características. A análise se processa à luz do conceito de “Circuitos Econômicos” na perspectiva de Milton Santos: o circuito superior e inferior da economia. Discute-se também o efeito da instalação do Shopping na área central da cidade e na organização espacial dessa área dinâmica do comércio. O trabalho utiliza o estudo de caso como estratégia de pesquisa, com emprego de técnicas de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação direta. Os resultados encontrados confirmam a complexidade do Shopping Popular e apontam sugestões para que a formalização aconteça sem desestruturar economicamente esses lojistas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1028
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