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Título: Nos trilhos do capital: a ferrovia no processo de integração do Norte de Minas Gerais às relações capitalistas de produção
Autor(es): Silva, Ricardo dos Santos
Orientador(ra): Santos, Gilmar Ribeiro dos
Membro(s) Banca: Graciolli, Edilson José
Ferreira, Maria da Luz Alves
Durães, Sarah Jane Alves
Palavras-chave: Ferrovia – Norte de Minas (MG);Circulação do capital - Forças produtivas
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Economia
Data do documento: 2010
Resumo: Os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil alcançaram o sertão norte-mineiro no início do século XX. Historicamente o Norte de Minas Gerais esteve isolado política e economicamente das regiões mais desenvolvidas do país. Neste contexto, as “paralelas de aço” ocasionaram transformações socioeconômicas sem precedentes até então. A pesquisa articula, por meio de uma abordagem teórica mais ampla, as construções ferroviárias ao modus operandi do capitalismo. O objetivo deste trabalho é analisar como a Estrada de Ferro Central do Brasil contribuiu para o processo histórico de integração da região Norte de Minas às relações capitalistas de produção. Neste sentido, verificamos a importância das ferrovias no processo de acumulação e expansão capitalista, ou seja, sua utilização pelo capital como um mecanismo para garantir a revolução permanente das forças produtivas, ampliando mercados, expandindo o capital para diversas regiões e atuando no seu processo de circulação. Em termos metodológicos, recorremos à vasta bibliografia sobre a temática ferroviária, aos dados secundários e à realização de entrevistas semiestruturadas com moradores da região para ilustrar este processo. Constatamos que a ferrovia contribuiu para que o capital continuasse seu processo histórico que subordinou o Norte de Minas a sua lógica mercantilizada, alterando as relações sociais de produção que marcaram a maior parte da história da região ao integrá-la de forma mais dinâmica ao capitalismo nacional. O desenvolvimento de cidades, o surgimento de novos núcleos urbanos na região, o aumento do comércio e da divisão social do trabalho, a emergência do conflito de classes e o gradual declínio das relações sociais características da história do Norte de Minas denotam a importância da Estrada de Ferro Central do Brasil como um instrumento utilizado pelo capital para garantir seu processo de acumulação e expansão na região.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1088
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