Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1088
Título: | Nos trilhos do capital: a ferrovia no processo de integração do Norte de Minas Gerais às relações capitalistas de produção |
Autor(es): | Silva, Ricardo dos Santos |
Orientador(ra): | Santos, Gilmar Ribeiro dos |
Membro(s) Banca: | Graciolli, Edilson José Ferreira, Maria da Luz Alves Durães, Sarah Jane Alves |
Palavras-chave: | Ferrovia – Norte de Minas (MG);Circulação do capital - Forças produtivas |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Economia |
Data do documento: | 2010 |
Resumo: | Os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil alcançaram o sertão norte-mineiro no início do século XX. Historicamente o Norte de Minas Gerais esteve isolado política e economicamente das regiões mais desenvolvidas do país. Neste contexto, as “paralelas de aço” ocasionaram transformações socioeconômicas sem precedentes até então. A pesquisa articula, por meio de uma abordagem teórica mais ampla, as construções ferroviárias ao modus operandi do capitalismo. O objetivo deste trabalho é analisar como a Estrada de Ferro Central do Brasil contribuiu para o processo histórico de integração da região Norte de Minas às relações capitalistas de produção. Neste sentido, verificamos a importância das ferrovias no processo de acumulação e expansão capitalista, ou seja, sua utilização pelo capital como um mecanismo para garantir a revolução permanente das forças produtivas, ampliando mercados, expandindo o capital para diversas regiões e atuando no seu processo de circulação. Em termos metodológicos, recorremos à vasta bibliografia sobre a temática ferroviária, aos dados secundários e à realização de entrevistas semiestruturadas com moradores da região para ilustrar este processo. Constatamos que a ferrovia contribuiu para que o capital continuasse seu processo histórico que subordinou o Norte de Minas a sua lógica mercantilizada, alterando as relações sociais de produção que marcaram a maior parte da história da região ao integrá-la de forma mais dinâmica ao capitalismo nacional. O desenvolvimento de cidades, o surgimento de novos núcleos urbanos na região, o aumento do comércio e da divisão social do trabalho, a emergência do conflito de classes e o gradual declínio das relações sociais características da história do Norte de Minas denotam a importância da Estrada de Ferro Central do Brasil como um instrumento utilizado pelo capital para garantir seu processo de acumulação e expansão na região. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1088 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Ricardo dos Santos_Nos trilhos do capital_2010.pdf | 501,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.