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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1088| Título: | Nos trilhos do capital: a ferrovia no processo de integração do Norte de Minas Gerais às relações capitalistas de produção |
| Autor(es): | Silva, Ricardo dos Santos |
| Orientador(ra): | Santos, Gilmar Ribeiro dos |
| Membro(s) Banca: | Graciolli, Edilson José Ferreira, Maria da Luz Alves Durães, Sarah Jane Alves |
| Palavras-chave: | Ferrovia – Norte de Minas (MG);Circulação do capital - Forças produtivas |
| Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
| Subárea: | Economia |
| Data do documento: | 2010 |
| Resumo: | Os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil alcançaram o sertão norte-mineiro no início do século XX. Historicamente o Norte de Minas Gerais esteve isolado política e economicamente das regiões mais desenvolvidas do país. Neste contexto, as “paralelas de aço” ocasionaram transformações socioeconômicas sem precedentes até então. A pesquisa articula, por meio de uma abordagem teórica mais ampla, as construções ferroviárias ao modus operandi do capitalismo. O objetivo deste trabalho é analisar como a Estrada de Ferro Central do Brasil contribuiu para o processo histórico de integração da região Norte de Minas às relações capitalistas de produção. Neste sentido, verificamos a importância das ferrovias no processo de acumulação e expansão capitalista, ou seja, sua utilização pelo capital como um mecanismo para garantir a revolução permanente das forças produtivas, ampliando mercados, expandindo o capital para diversas regiões e atuando no seu processo de circulação. Em termos metodológicos, recorremos à vasta bibliografia sobre a temática ferroviária, aos dados secundários e à realização de entrevistas semiestruturadas com moradores da região para ilustrar este processo. Constatamos que a ferrovia contribuiu para que o capital continuasse seu processo histórico que subordinou o Norte de Minas a sua lógica mercantilizada, alterando as relações sociais de produção que marcaram a maior parte da história da região ao integrá-la de forma mais dinâmica ao capitalismo nacional. O desenvolvimento de cidades, o surgimento de novos núcleos urbanos na região, o aumento do comércio e da divisão social do trabalho, a emergência do conflito de classes e o gradual declínio das relações sociais características da história do Norte de Minas denotam a importância da Estrada de Ferro Central do Brasil como um instrumento utilizado pelo capital para garantir seu processo de acumulação e expansão na região. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1088 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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