Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1090
Título: Santa, esposa-mãe e professora: revista Flor do Lácio e educação de mulheres no Colégio Imaculada Conceição de Montes Claros/MG (1943 – 1957)
Autor(es): Borges, Kátia Franciele Corrêa
Orientador(ra): Durães, Sarah Jane Alves
Ide, Maria Helena de Souza
Membro(s) Banca: Souza, João Valdir Alves de
Carneiro, Regina Célia
Maia, Claúdia De Jesus
Palavras-chave: Educação feminina – Montes Claros (MG);Revista Flor do Lácio;Representações sociais – meninas – mulheres;Relações de gênero
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Sociologia
Data do documento: 2011
Resumo: O presente estudo discute algumas representações sociais femininas como: santa, esposa mãe e professora-primária veiculadas pela revista Flor do Lácio, nos períodos de 1943-44 e 1956-57. Esta revista caracterizou-se como impresso do Colégio Imaculada Conceição, na cidade de Montes Claros/MG e teve como principais colaboradoras alunas e professoras do educandário. A pesquisa situa-se na interface dos estudos sobre representações, focalizando a instrução e escolarização feminina como condição para o progresso. Parte-se da análise do impresso e sua utilização no processo de educação e escolarização feminina, sobretudo, a educação no ensino normal oferecida pelo Colégio Imaculada Conceição. Em seguida busca-se compreender a influência e a aceitação da imagem da Virgem Maria como modelo feminino ideal. Finaliza-se com a abordagem que culminou na transformação das meninas/mulheres em professoras. Os procedimentos metodológicos, para a realização do estudo proposto, residiram sobre três dimensões articuladas entre si: revisão bibliográfica, análise de fontes escritas e impressas e interpretação de fontes orais. Constatamos no estudo que algumas representações da mulher santa, da esposa-mãe e da professora primária poderiam ser atribuídas a uma concepção de Trindade Santa feminina. Por fim, nosso estudo, buscou trazer para o campo do social o debate das relações de gênero que contribuíram para formar, através da escola, um perfil de ideal feminino e de professora.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1090
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Borges, Kátia Franciele Corrêa_Santa, esposa-mãe e professora_2011.pdf4,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.