Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1183
Título: | Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior no Brasil e em Portugal: uma abordagem comparativa de práticas e sentidos |
Autor(es): | Araújo, Christine Veloso Barbosa |
Orientador(ra): | Ide, Maria Helena de Souza |
Membro(s) Banca: | Balsa, Casimiro Manuel Marques Boneti, Lindomar Wessler Mendes, Maria Aparecida Colares Theóphilo, Carlos Renato Amorim, Mônica Maria Teixeira |
Palavras-chave: | Políticas públicas de avaliação;Avaliação da educação superior;Modelos de avaliação no Brasil e em Portugal;Práticas e sentidos da avaliação |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Servico Social |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | As Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior, a partir dos anos 1980, se desenvolveram alinhadas ao movimento de modernização do Estado ocorrido nesse período. Ao restringir as suas funções à centralidade e à regulação, o Estado mudou as suas relações com a Educação Superior fazendo surgir o conceito de Estado Avaliador. A produção de indicadores de avaliação se intensificou ao longo dos anos impactando a educação superior e a função social da universidade. Com o objetivo de analisar como são concretizadas as políticas públicas de avaliação da educação superior em universidades públicas no Brasil e em Portugal ao serem apropriadas pelos atores locais, recorremos inicialmente à análise documental e de fontes secundárias, buscando compreender o plano político e institucional. Destacamos os Sistemas de Avaliação da Educação Superior dos respectivos países, apontando semelhanças e diferenças entre suas estruturas político-normativas e os modelos adotados no período estudado. Em seguida, para analisar as práticas e sentidos das ações locais, adotamos uma perspectiva de abordagem compreensiva que nos permitiu observar a interação dos atores locais e as subjetividades presentes no processo de apropriação e concretização dessas políticas públicas. Estruturamos este trabalho em três partes: Enquadramento teórico, Metodologia e Apresentação dos Resultados. As conclusões deste estudo permitiram-nos captar diferentes sentidos atribuídos às políticas públicas de avaliação da educação superior nos respectivos países à medida que os atores locais delas se apropriam, destacando ainda suas aproximações e distanciamentos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1183 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Araújo, Christine Veloso Barbosa, Políticas públicas de avaliação_2019.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.