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Título: Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior no Brasil e em Portugal: uma abordagem comparativa de práticas e sentidos
Autor(es): Araújo, Christine Veloso Barbosa
Orientador(ra): Ide, Maria Helena de Souza
Membro(s) Banca: Balsa, Casimiro Manuel Marques
Boneti, Lindomar Wessler
Mendes, Maria Aparecida Colares
Theóphilo, Carlos Renato
Amorim, Mônica Maria Teixeira
Palavras-chave: Políticas públicas de avaliação;Avaliação da educação superior;Modelos de avaliação no Brasil e em Portugal;Práticas e sentidos da avaliação
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2019
Resumo: As Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior, a partir dos anos 1980, se desenvolveram alinhadas ao movimento de modernização do Estado ocorrido nesse período. Ao restringir as suas funções à centralidade e à regulação, o Estado mudou as suas relações com a Educação Superior fazendo surgir o conceito de Estado Avaliador. A produção de indicadores de avaliação se intensificou ao longo dos anos impactando a educação superior e a função social da universidade. Com o objetivo de analisar como são concretizadas as políticas públicas de avaliação da educação superior em universidades públicas no Brasil e em Portugal ao serem apropriadas pelos atores locais, recorremos inicialmente à análise documental e de fontes secundárias, buscando compreender o plano político e institucional. Destacamos os Sistemas de Avaliação da Educação Superior dos respectivos países, apontando semelhanças e diferenças entre suas estruturas político-normativas e os modelos adotados no período estudado. Em seguida, para analisar as práticas e sentidos das ações locais, adotamos uma perspectiva de abordagem compreensiva que nos permitiu observar a interação dos atores locais e as subjetividades presentes no processo de apropriação e concretização dessas políticas públicas. Estruturamos este trabalho em três partes: Enquadramento teórico, Metodologia e Apresentação dos Resultados. As conclusões deste estudo permitiram-nos captar diferentes sentidos atribuídos às políticas públicas de avaliação da educação superior nos respectivos países à medida que os atores locais delas se apropriam, destacando ainda suas aproximações e distanciamentos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1183
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