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Título: “Mostre sua raça, declare sua cor”: o censo do MEC e a declaração de cor/raça em escolas públicas municipais
Autor(es): Raim, Ralime Nunes
Orientador(ra): Ferreira, Maria da Luz Alves
Membro(s) Banca: Theóphilo, Carlos Renato
Diogo, Rosália Estelita Gregório
Ramos, Edina Souza
Palavras-chave: Identidade racial – Cor - Raça;Desigualdades raciais;Censo escolar;Educação
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2017
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo compreender como foi desenvolvido o processo de coleta de dados de cor/raça entre os alunos do ensino fundamental, nas escolas municipais de Montes Claros/MG, situadas no perímetro urbano, nos períodos de 2005 a 2008. Buscou-se ainda verificar quais foram os parâmetros utilizados pelos responsáveis por essa coleta para definirem a categoria de cor/raça dos alunos, bem como investigar se a análise desses dados revela consistência das informações coletadas. Tomaremos como objeto de estudo o processo de coleta dos dados de cor/raça do Censo Escolar do MEC, para suscitar questionamentos que reforçam o interesse pelo tema, tais como: a ausência ou inadequação dos instrumentos de coleta dos dados; o método utilizado pelas escolas; se os responsáveis pela coleta foram instrumentalizados para auxiliarem na definição da categoria de cor/raça dos alunos; se a coleta de dados, partindo de cada escola individualmente, ou em seu conjunto, nos permite realizar uma análise consistente destes dados. As técnicas de pesquisa utilizadas constaram de avaliação qualitativa e quantitativa e a estratégia de pesquisa foi a de estudo de multicasos. A revisão bibliográfica foi desenvolvida mostrando pontos de tensão, especialmente no que diz respeito às relações identitárias e raciais no Brasil, à classificação de cor/raça nos censos brasileiros e aos elementos que instigam a diferença, preconceito e discriminação racial no espaço escolar. Os resultados apontam que não estava clara para os funcionários responsáveis pela coleta, nas escolas investigadas, a importância de se coletar dados de cor/raça dos alunos. Apontam ainda, que os mesmos funcionários não consideram o dado relevante, o que dificulta a compreensão e/ou análise dos mesmos para afirmar a importância da cor/raça enquanto constituição da identidade ou identificação racial dos alunos das referidas escolas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1273
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