Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1300
Título: Os sentidos produzidos nas práticas dos professores na escola pública – Montes Claros - MG
Autor(es): Tupinambá, Maria Rita Britto
Orientador(ra): Paula, Andrea Maria Narciso Rocha de
Membro(s) Banca: Alves, Maria Railma
Anaya, Felisa Cançado
Teixeira, Regina Célia
Palavras-chave: Saberes docentes;Subjetividade;Adoecimento;Mal-estar docente;Escola pública – Montes Claros (MG).
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2018
Resumo: A perspectiva do professor é essencial para entendimento da realidade escolar brasileira. O professor é peça fundamental do ambiente escolar e estudos sobre docência estão cada vez mais frequentes nas pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais. O presente trabalho propõe pensarmos o cotidiano vivenciado pelos professores na atualidade, a partir de proposições sobre a mudança da função social da profissão. A pesquisa bibliográfica aponta para uma subjetividade em crise diante das mudanças na sociedade contemporânea. Por isso, a pesquisa de campo foi imprescindível para entendimento da dimensão subjetiva dos professores. Com ênfase na metodologia qualitativa, foi realizada coleta de dados através de grupo focal sobre a percepção dos professores acerca de seus saberes, sua realidade e sua função social. Despontaram como marcadores dessa realidade a crise do papel docente, a presença de violência em suas várias formas no cotidiano escolar e o adoecimento docente. Por fim, foi possível compreender o mal-estar vivenciado pelos docentes através do aprofundamento nas condições que comprometem o trabalho, a insegurança dos professores e a influência na sua subjetividade, os sentimentos de apatia, inércia e desencantoperantea ação educativa e a dificuldade de redefinição do papel docente e de reação diante dos novos contextos escolares.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1300
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.