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Título: Ensino da Matemática: um enfoque nas práticas pedagógicas remotas no município de Capitão Enéas (MG), nos anos 2020 e 2021
Autor(es): Martins, Carla Francielle Rocha
Orientador(ra): Macêdo, Josué Antunes de
Membro(s) Banca: Mota, Janine Freitas
Barros, Pedro Renato Pereira
Palavras-chave: Matemática - Ensino;Professores de matemática;Ensino - Metodologia;Ensino à distância;COVID-19, Pandemia de, 2020-;Capitão Enéas (MG) 2020-2021
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 17-Mar-2023
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Matemática da rede pública de ensino do município de Capitão Enéas / MG, nos anos de 2020 e 2021, de maneira a retratarmos o cenário emergente no Ensino de Matemática, nesse munícipio, durante esse período. Direcionamos o nosso estudo para responder a seguinte questão de pesquisa: Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas pelos professores de Matemática da Educação Básica, da rede pública de ensino remoto, durante os anos de 2020 e 2021? Os embasamentos teóricos que estruturaram este estudo contextualizam e explanam as práticas e os cenários retratados por professores de Matemática no contexto da pandemia da Covid-19. A pesquisa contempla uma metodologia fundamentada nos preceitos da pesquisa qualitativa, tendo cada artigo procedimentos metodológicos diferenciados em consonância com os princípios éticos necessários para a construção de um estudo científico. O presente estudo classifica-se como exploratório e descritivo. Na investigação, contamos com a participação de oito professores de Matemática da Educação Básica, das redes públicas de ensino municipal e estadual, localizadas nas áreas urbana e rural da cidade de Capitão Enéas / MG. A coleta de dados materializou-se por meio da aplicação de questionários online. Os resultados principais asseguram concluir que o processo de implantação do Ensino Remoto Emergencial evidenciou desafios pedagógicos pontuais. As práticas pedagógicas remotas que, em sua maioria, demandaram novas aprendizagens por parte dos professores; as ofertas de formações continuadas para os professores, e a incorporação dos recursos tecnológicos e das ferramentas digitais como recurso didático metodológico, são demandas urgentes para o contexto educacional brasileiro. Em suma, inferimos que este estudo não esgota todas as possibilidades de abordagens acerca da temática central do trabalho, Práticas Pedagógicas Matemáticas Remotas, mas contribui para a ampliação das discussões e dos conhecimentos dentro do campo da Educação Matemática.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1324
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