Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1327
Título: | Formação de professores de matemática: focando o olhar sobre a Educação Aberta à Distância no município de Janaúba/MG |
Autor(es): | Souza, Líeton Borges de |
Orientador(ra): | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Santana, Kátia Cristina Lima |
Membro(s) Banca: | Macêdo, Josué Antunes de Amorim, Mônica Maria Teixeira Ramalho, Mara Lúcia Borelli, Suzete de Souza |
Palavras-chave: | Professores – Formação;Matemática – Estudo e ensino;Educação à Distância (EaD) – Janaúba (MG) |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 25-Abr-2022 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos professores de Matemática na Universidade de Uberaba — Uniube (polo Janaúba/MG) e como se dá sua atuação profissional em escolas públicas em Janaúba/MG. Nossa questão de pesquisa direcionava-se à compreensão de como se dá a formação dos professores de Matemática na modalidade de Educação a Distância na instituição pesquisada. Para a discussão sobre a formação do professor de Matemática na EaD, utilizamos como referência, Fiorentini (2008), Cabanha e Scherer (2014), Silva (2014) e Gatti (2014); e para a fundamentação das análises sobre a formação do professor de Matemática, nos baseamos principalmente nas teorias de Nóvoa (1999), Tardif (2002) e Garnica (2013). A pesquisa é de natureza qualitativa e, num primeiro momento, foi utilizadoo procedimento de revisão de literatura estruturada no diálogo entre as teorias que discutem a temática pesquisada. Num segundo momento, a pesquisa pautou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com três professores de Matemática egressos da Uniube, polo Janaúba/MG, e que atuam em escolas públicas deste mesmo município, com o intuito de constituir relações entre a sua formação e a sua atuação profissional, bem como pela análise de suas respostas às questões apresentadas. A dissertação foi organizada no formato multipaper, contendo introdução, dois artigos e considerações finais. Os resultados apontaram que as entrevistadas, professoras de Matemática e egressas da Uniube, que tiveram uma formação por meio da EaD, utilizam os conhecimentos necessários à docência: domínio de conteúdo e conhecimento pedagógico. E ainda que consideram a modalidade EaD como um processo que permitiu acesso ao Ensino Superior. Quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação do professor de Matemática, a pesquisa nos permitiu inferir que o professor, ao atuar profissionalmente, dispõe de conhecimento inicial sobre os recursos tecnológicos para a sua prática docente. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1327 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Souza, Líeton Borges de_Formação de professores de matemática_2022.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.