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Título: Formação de professores de matemática: focando o olhar sobre a Educação Aberta à Distância no município de Janaúba/MG
Autor(es): Souza, Líeton Borges de
Orientador(ra): Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Santana, Kátia Cristina Lima
Membro(s) Banca: Macêdo, Josué Antunes de
Amorim, Mônica Maria Teixeira
Ramalho, Mara Lúcia
Borelli, Suzete de Souza
Palavras-chave: Professores – Formação;Matemática – Estudo e ensino;Educação à Distância (EaD) – Janaúba (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 25-Abr-2022
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos professores de Matemática na Universidade de Uberaba — Uniube (polo Janaúba/MG) e como se dá sua atuação profissional em escolas públicas em Janaúba/MG. Nossa questão de pesquisa direcionava-se à compreensão de como se dá a formação dos professores de Matemática na modalidade de Educação a Distância na instituição pesquisada. Para a discussão sobre a formação do professor de Matemática na EaD, utilizamos como referência, Fiorentini (2008), Cabanha e Scherer (2014), Silva (2014) e Gatti (2014); e para a fundamentação das análises sobre a formação do professor de Matemática, nos baseamos principalmente nas teorias de Nóvoa (1999), Tardif (2002) e Garnica (2013). A pesquisa é de natureza qualitativa e, num primeiro momento, foi utilizadoo procedimento de revisão de literatura estruturada no diálogo entre as teorias que discutem a temática pesquisada. Num segundo momento, a pesquisa pautou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com três professores de Matemática egressos da Uniube, polo Janaúba/MG, e que atuam em escolas públicas deste mesmo município, com o intuito de constituir relações entre a sua formação e a sua atuação profissional, bem como pela análise de suas respostas às questões apresentadas. A dissertação foi organizada no formato multipaper, contendo introdução, dois artigos e considerações finais. Os resultados apontaram que as entrevistadas, professoras de Matemática e egressas da Uniube, que tiveram uma formação por meio da EaD, utilizam os conhecimentos necessários à docência: domínio de conteúdo e conhecimento pedagógico. E ainda que consideram a modalidade EaD como um processo que permitiu acesso ao Ensino Superior. Quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação do professor de Matemática, a pesquisa nos permitiu inferir que o professor, ao atuar profissionalmente, dispõe de conhecimento inicial sobre os recursos tecnológicos para a sua prática docente.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1327
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