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Título: Os silenciamentos das vozes étnico-raciais na escola
Autor(es): Dias, Marluce Soares
Orientador(ra): Santos, Zilmar Gonçalves
Membro(s) Banca: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Borges, Ângela Cristina
Palavras-chave: Racismo;Racismo na educação;Educação multicultural;Educação - Aspectos sociais;Cultura afro-brasileira;Currículos;Brasil, Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 29-Jul-2023
Resumo: Neste trabalho, analisamos o processo de efetivação da educação para as relações étnico-raciais no âmbito do currículo escolar, contemplando o ensino da história e da cultura afro-brasileira em cinco (5) escolas do nível fundamental I da rede municipal de ensino do município de Janaúba/MG, conforme determinação da Lei n.º 10.639/03. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com metodologia utilizada de natureza bibliográfica, acrescida de análise documental e entrevistas, tendo como referência a análise de conteúdo. Assim, os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram estruturados na fundamentação teórica de autores como Almeida (2020), Freire (2014), Guimarães (2008), Silva (1999), Lopes (2005), Cavalleiro (2006), Gomes (2010) dentre outros. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos oficiais da escola, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), a fim de verificarmos se e como contemplam a educação para as relações étnico-raciais, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com dez (10) professores regentes de sala, com o objetivo de analisar se e como as orientações da estão sendo trabalhadas em sala de aula e verificar se existem dificuldades para realização desse trabalho, se sim, quais são elas. Dessa maneira, percebemos o quanto a temática da educação para as relações étnico-raciais ainda está limitada às datas comemorativas. O silenciamento e o desconhecimento sobre a existência do racismo na sociedade fica evidente na educação. Assim, percebemos o quanto a temática precisa ser aprofundada, tanto nas escolas de nível básico, como na formação de professores, o que demonstra que ainda há lacunas na efetivação da Lei n.º 10.639/03. É necessário também que os materiais didáticos, bem como os livros, que são suportes na educação, contemplem a temática, de forma a valorizar a cultura africana e afro-brasileira, de forma que os alunos compreendam a história e tenham consciência racial. Para que alunos brancos compreendam o seu papel no combate ao racismo.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1361
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