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dc.contributor.advisorMacêdo, Josué Antunes de-
dc.contributor.authorAlkimim, Maria Eva Freire de-
dc.date.accessioned2024-04-05T22:30:19Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1362-
dc.description.abstractThe general objective of this study is to analyze the knowledge mobilized/produced by high school students regarding Critical Financial Education, according to the Theory of Semiotic Representation Registers. Guided by the following research question: “How can a teaching and learning process implemented in light of the Theory of Semiotic Representation Records enhance the mobilization/production of students' mathematical knowledge and influence the understanding of concepts related to Financial Education?” The specific objectives are: a) to investigate teaching situations that provide students with favorable conditions to attribute sense and meaning to mathematical objects, in view of the mobilization/production of mathematical knowledge, according to Raymond's Theory of Semiotic Representation Registers Duval; b) verify how conversion transformations contribute to the different registers of semiotic representation (mother tongue; algebraic register; numerical register; fractional register; in percentage; in decimal), in the learning processes of mathematical objects; c) to investigate the level of mathematical knowledge of the students when performing the conversion between the different registers of semiotic representation and the treatment of these objects. The research is based on the Theory of Registers of Semiotic Representations (TRRS). The starting point was constituted through the elaboration and development of sequences of activities composed from problem situations of the students' reality, raising discussions in the scope of Critical Financial Education. For data collection, sequences of activities developed in a 1st year class of High School in Full Time (EMTI) were used. This class is from a state public school, located in the city of Montes Claros/MG. The application of activities was during the months of October and November (2022). The data analysis was carried out following TRRS and Critical Financial Education. The results allow us to infer that school practices aligned with the students' reality tend to awaken in them a better engagement for the benefit of the construction of mathematical knowledge and, in turn, contribute to the formation/construction of a critical, autonomous subject, capable of playing a role active in society, reacting to social contradictions. In relation to the calculation procedures carried out by the students, the results demonstrate gaps in learning that reverberate in oral or written communication in their records. They also point to evidence of the importance of linking Mathematics learning and Financial Education to the benefit of building a healthy financial life and its use in everyday life.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectRegistros de representação semióticapt_BR
dc.titleEducação financeira crítica e a aprendizagem matemática: um estudo à luz da teoria dos registros de representação semióticapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral analisar os conhecimentos mobilizados/produzidos pelos alunos do Ensino Médio relativos à Educação Financeira Crítica, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. É norteado pela seguinte questão de pesquisa: de que maneira um processo de ensino e de aprendizagem implementado à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica pode potencializar a mobilização/produção de conhecimentos matemáticos dos alunos e influenciar o entendimento dos conceitos relativos à Educação Financeira? Os objetivos específicos são: a) investigar situações de ensino e aprendizagem que proporcionam aos alunos condições favoráveis para atribuir sentido e significado aos objetos matemáticos, tendo em vista a mobilização/produção de conhecimentos matemáticos, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval; b) verificar como as transformações por conversão contribuem para os diferentes registros de representação semiótica (língua materna; registro algébrico; registro numérico; registro fracionário; em porcentagem; em decimal), nos processos de ensino e de aprendizagem de objetos matemáticos; c) investigar o nível de conhecimento matemático dos alunos ao realizarem a conversão entre os diversos registros de representação semiótica e o tratamento desses objetos. A pesquisa está fundamentada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS). O ponto de partida constituiu-se por meio da elaboração e do desenvolvimento de sequências de atividades compostas a partir de situações-problema da realidade dos discentes, levantando discussões no âmbito da Educação Financeira Crítica. Para a coleta de dados foram utilizadas sequências de atividades elaboradas e desenvolvidas em uma turma de 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), de uma escola da rede pública estadual, localizada no município de Montes Claros/MG. A aplicação das atividades ocorreu durante os meses de outubro e novembro de 2022. A análise dos dados foi realizada à luz da TRRS e da Educação Financeira Crítica. Os resultados nos possibilitam inferir que práticas escolares, alinhadas à realidade dos discentes, tendem a despertar neles um melhor engajamento em benefício da construção do conhecimento matemático. Ademais, contribuem para a formação/construção de um sujeito crítico, autônomo, capaz de desempenhar um papel ativo na sociedade, reagindo a contradições sociais. Em relação aos procedimentos de cálculos realizados pelos alunos, os resultados demonstram lacunas na aprendizagem que reverbera na comunicação oral ou escrita nos registros deles. Apontam, ainda, indícios da importância da articulação entre a aprendizagem de Matemática e a Educação Financeira em benefício da construção de uma vida financeira saudável e de sua utilização no cotidianopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-06T22:30:19Z-
dc.contributor.refereeLopes, Lailson dos Reis Pereira-
dc.contributor.refereeKistemann Júnior, Marco Aurélio-
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