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Título: Trabalho e educação: implicações teóricas nos programas de pós-graduação em educação no Brasil
Autor(es): Santos Filho, Osvaldo Teodoro dos
Orientador(ra): Ravnjak, Leandro Luciano Silva
Membro(s) Banca: Silva, Wesley Helker Felício
Horacio, Heiberle Hirsgberg
Silva, Leni Maria Pereira
Amorim, Mônica Maria Teixeira
Palavras-chave: Trabalho;Educação - Brasil;Educação - Pós-graduação - Brasi;Materialismo dialético;Marxismo
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 30-Ago-2023
Resumo: A dissertação tem como objetivo revelar possíveis implicações teóricas da relação trabalho e educação nas teses e dissertações nos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Ao longo do nosso processo formativo, evidenciamos uma frequente cisão entre as categorias trabalho e educação. Vezes as categorias surgiam apartadas, por outras, nas suas formas mais imediatistas e subsumidas ao atual modo de produção. O trabalho é a categoria essencial do desenvolvimento do ser social, porém, é escamoteado por dentro do campo da educação. Mesmo o trabalho docente nos cursos de formação de professores aparece circunscrito pela sua validade prática, desse modo, obscurecendo outros sentidos. Assim, na tentativa de apanhar como essa relação se expressa na produção teórica atual no campo da educação da pós graduação no Brasil, identificamos as perspectivas teóricas presentes nas teses e dissertações e, na sequência, analisamos os sentidos/apreensões do trabalho nas mesmas. Para tanto, foram selecionadas teses e dissertações inseridas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações- BDTD de programas de pós-graduação em educação que receberam nota máxima na última avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Utilizamos como referencial a dialética materialista, teoria social formulada por Marx e Engels no decorrer do século XIX – reivindicamos a apreensão da realidade através da dialética materialista pela sua atualidade e por seu rigor metodológico. A partir das análises empreendidas, constatamos que nas teses e dissertações estudadas a relação entre trabalho e educação surge implicada pela predominância de perspectivas teóricas marcadas pelo subjetivismo, através das quais tentam apreender a realidade limitada pelas experiências imediatas, desse modo, forjadas a partir de um ponto de vista gnosiológico, conformando-se pela ausência da crítica ontológica. Ocultando determinações histórico-sociais, o atual modo de produção naturaliza-se e a teoria se caracteriza como expressão ideológica, mistificando as relações entre trabalho e educação e, por conseguinte, reproduzindo as atuais relações sociais.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1375
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