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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1392
Título: | A democratização do acesso ao ensino superior no Brasil e os cursinhos populares da rede Emancipa |
Autor(es): | Machado, Samira Xavier |
Orientador(ra): | Amorim, Mônica Maria Teixeira |
Membro(s) Banca: | Ide, Maria Helena de Souza Silva, Ricardo dos Santos Nascimento, Rafael Baioni do |
Palavras-chave: | Movimentos sociais;Ensino superior;Educação popular;Rede Emancipa - Montes Claros (MG). |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Servico Social |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | A democratização da educação superior no Brasil e a atuação da Rede Emancipa na promoção do acesso ao ensino superior para jovens das camadas populares é o objeto central desse estudo. Para o exame desse objeto nos propusemos a discutir o quadro de desigualdades que marcam nossa realidade e a levantar e analisar dados que tratam de políticas públicas contemporâneas orientadas para a democratização do acesso ao ensino superior no país. Abordamos orientações neoliberais presentes nessas políticas, que se pautam, entre outras, na redução do papel do Estado no financiamento da educação, na mercantilização do ensino e na avaliação eficientista de instituições e professores, e que impactam a organização, tanto da escola básica, quanto superior. Em contraposição a tais orientações situamos a Rede Emancipa, movimento social de educação popular, cuja atuação se fundamenta na concepção de educação como um direito social e um bem público. A contextualização da educação popular e dos cursinhos pré-vestibulares e cursinhos populares também é empreendida. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa que privilegiou a abordagem qualitativa e envolveu, como procedimentos técnicos: estudo bibliográfico, análise documental, entrevistas informais não estruturadas com coordenadores da Rede Emancipa em Montes Claros-MG – Cursinho Popular Darcy Ribeiro – e aplicação de questionários para ex-estudantes da citada Rede. O cruzamento de dados teóricos, documentais e empíricos nos possibilitam inferir que na última década houve um crescimento do ingresso de jovens de camadas populares na educação superior brasileira, e que políticas públicas recentes, entre as quais o SISU/ENEM, articuladas com políticas afirmativas, incluindo a política de cotas, concorreram para isso. Por sua vez, o papel da Rede Emancipa, apesar dos seus limites de ação, tem se dirigido no sentido de contribuir para “mudar a cara” da universidade, na medida em que se observa que o perfil dos estudantes, no contexto pesquisado do CP Darcy Ribeiro, é “popular, negro e feminino”. Igualmente se nota que a composição do ensino superior no Brasil caminha na direção de espelhar a composição social do país, sendo hoje mais feminina, popular e negra. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1392 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
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