Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Zaira Rodrigues-
dc.contributor.authorMorais, Aurora Maria de-
dc.date.accessioned2024-04-09T17:33:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1393-
dc.description.abstractThis research, entitled PRECARIZATION OF WORK RELATIONSHIPS IN HIGHER EDUCATION: THE WORKING CONDITIONS OF TEMPORARY TEACHERS AT THE STATE UNIVERSITY OF MONTES CLAROS, was fulfilled from a Marxist perspective and aims to show the changes and working conditions imposed on teachers from the State University of Montes Claros in the period between 2005 and 2019. One hypothesis is that transformations in the world of work and its consequent political and legislative actions - through evaluations of legal provisions such as Complementary Law Nº 100/2007 - may have caused or worsened the precarious working conditions of temporary teachers in Minas Gerais, from 2005 to 2019. The methodology was organized in three stages: bibliographic review, the document analysis and field research. In the third stage, the method used was a semi structured interview with a group of college professors that work in the state university. The results of the research made it possible to associate the problem of contractual flexibility and precariousness of teaching work with the crises of capitalism that began in the 1970s and the expansion of neoliberalism. Such expansion promoted the shrinkage of the State on the one hand, in relation to social programs, and, on the other side, strengthened it to promote the deregulation of the market in such a way as to favor a new educational order: the transformation of education into merchandise. In this way, state universities, supported by regulatory legislation and the arguments of budget cuts, have for many decades used the constant practice of temporary hiring of teachers through the designation processes. It was observed that the legislation and internal resolutions affected the disruption of the teaching staff, with disputes and conflicts that emptied the teachers' struggles against the context of contractual flexibility and overexploitation, results of the advancement of the neoliberalist political arising from the government and management of the University.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessor de educação superior - Trabalhopt_BR
dc.subjectFlexibilização contratualpt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.titlePrecarização das relações de trabalho no ensino superior: as condições de trabalho dos docentes temporários da Universidade Estadual de Montes Clarospt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO ENSINO SUPERIOR: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES TEMPORÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, foi realizada a partir de uma perspectiva marxista e tem como objetivo analisar as mudanças e as condições de trabalho impostas aos professores temporários da Universidade Estadual de Montes Claros, no período entre 2005 e 2019. A hipótese defendida é de que as transformações do mundo do trabalho e suas consequentes ações políticas e legislativas – por intermédio da aprovação de dispositivos legais como a Lei Complementar nº 100/2007 – podem ter causado o agravamento da precarização das condições de trabalho dos professores temporários em Minas Gerais, no período de 2005 até 2019. A metodologia foi organizada em três etapas: revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Na terceira etapa, a técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada com um grupo de professores do ensino superior estadual. Os resultados da pesquisa permitiram associar a problemática da flexibilização contratual e precarização do trabalho docente às crises do capitalismo iniciadas na década de 1970 e à expansão do neoliberalismo. Tal expansão promoveu, de um lado, o encolhimento do Estado em relação aos programas sociais, e, por outro, o fortaleceu para que promovesse a desregulamentação do mercado, de tal forma que favorecesse uma nova ordem educacional: a transformação da educação em mercadoria. Desta forma, as Universidades estaduais, apoiadas na legislação regulamentadora e nos argumentos dos cortes orçamentários, têm se valido, por muitas décadas, da constante prática das contratações temporárias de professores por meio dos processos de designação. Observou-se que a legislação e as resoluções internas incidiram em rupturas do corpo docente, com disputas e conflitos que esvaziaram as lutas dos professores contra o contexto de flexibilização contratual e superexploração, resultados do avanço das políticas de cunho neoliberal advindas do Estado e da gestão da Universidade.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-10T17:33:26Z-
dc.contributor.refereeAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e-
dc.contributor.refereeSartório, Lucia Aparecida Valadares-
dc.contributor.refereeRavnjak, Leandro Luciano Silva-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morais, Aurora Maria de_Precarização das relações de_2020.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.