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Título: O letramento político e as representações das juventudes no Programa Parlamento Jovem de Minas
Autor(es): Santos, Maria Santana Silva
Orientador(ra): Machado, Giancarlo Marques Carraro
Membro(s) Banca: Barbosa, Ildenilson Meireles
Alves, Maria Alda de Sousa
Palavras-chave: Juventude;Programa Parlamento Jovem de Minas;Representações sociais;Participação política
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2021
Resumo: Esta dissertação de mestrado busca compreender as representações sociais da juventude no contexto do Parlamento Jovem de Minas, programa de formação política vinculado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O estudo tem como foco de análise os parlamentos jovens das cidades de Montes Claros e de Guaxupé. Utiliza-se uma abordagem sobre a juventude que leva em consideração as múltiplas relações e condições sociais que afetam essa fase da vida, o que corrobora o entendimento de que as juventudes são diversas. Para o estabelecimento das discussões, são acionadas também as categorias representações sociais e letramento político. A primeira possibilita uma compreensão acerca dos efeitos das representações que se constroem sobre determinados grupos sociais, a exemplo das percepções do senso comum que representam a juventude nas perceptivas do “desinteresse” pela política. A segunda permite o desenvolvimento de uma leitura sobre o processo educativo desenvolvido no âmbito do Parlamento Jovem de Minas. A pesquisa é desenvolvida a partir da metodologia qualitativa, sendo que a pesquisa documental e o trabalho de campo através das redes sociais virtuais foram adotados para a coleta dos dados. A educação cidadã oferecida pelo programa é encarada como ferramenta essencial para que as juventudes compreendam suas possibilidades de participação política e para que possam colaborar com a vida em comunidade. No contexto do Parlamento Jovem de Minas, os jovens são visualizados como sujeitos preocupados com assuntos de cunho social e interessados em participar da política.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1408
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