Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1455
Título: A transposição de alçamentos vocálicos da oralidade para a escrita em textos escritos por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Dias Júnior, João Flávio Rodrigues
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Machado, Cláudia Aparecida Ferreira
Valente, Joseli Ferreira Lira
Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino;Alçamento vocálico;Língua portuguesa - Português falado;Língua portuguesa - Português escrito;Alfabetização;Sociolinguística;Escolas públicas - Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 29-Dez-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a transposição do alçamento das vogais médias [e, o] em posição pretônica e postônica não final para escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de rede urbana e rural de Montes Claros, Minas Gerais. Como objetivos específicos, visamos: a) identificar as dificuldades encontradas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no que tange à diferenciação da oralidade para a escrita, b) compreender quais fatores podem contribuir para que ocorra o alçamento das vogais médias [e, o] pretônicas e postônicas não finais na escrita dos alunos, c) compreender o quadro vocálico do português brasileiro por meio de uma pesquisa-ação, oficinas de produção de texto para professores que contribuam para aprimorar a escrita ortográfica dos discentes e a prática docente. O percurso metodológico deste estudo sustenta-se na abordagem quantiqualitativa e na realização de uma intervenção. Para a coleta de informações, foi realizada uma oficina de produção de textos com os alunos e, posteriormente, uma proposta de formação pedagógica com os docentes, a fim de proporcionar subsídios para o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Nesse sentido, o referencial teórico desta pesquisa foi constituído por estudos de autores, como Bortoni-Ricardo (2010), Coutinho (2005), Cristófaro (2002), Morais (2005) e Tondineli (2010). Por meio das análises dos textos produzidos pelos discentes, constatamos que os alunos transpõem para escrita o alçamento das vogais médias [e,o] em posição pretônica e postônica não final, e que a vogal /e/ é mais transposta de forma alçada pelos alunos em relação à vogal /o/ tanto em posição pretônica quanto em posição postônica não final. Ademais, verificamos, conforme o quadro vocálico do português brasileiro, que não somente fatores extralinguísticos contribuem para os alunos transporem elementos da oralidade para escrita, mas a ausência de metodologias contextualizadas que valorizem essa temática.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1455
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dias Júnior, João Flávio Rodrigues_A transposição de alçamentos vocálicos da oralidade_2023.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.