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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1456
Título: | Proposição e análise das potencialidades de tarefas para o cálculo de medida de áreas de superfícies de prismas |
Autor(es): | Rêgo, Marcelo Gonçalves |
Orientador(ra): | Lopes, Lailson dos Reis Pereira Mota, Janine Freitas |
Membro(s) Banca: | Januario, Gilberto D’Almeida, Joice Perovano, Ana Paula |
Palavras-chave: | Geometria - Problemas, questões, exercícios;Prisma reto - Medida de área de superfície;Estudantes do Ensino Médio - Conhecimentos e aprendizagem;Geometria (Ensino Médio) - Estudo e ensino |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Resumo: | A pesquisa, de natureza qualitativa, orientou-se pela questão: Como criar oportunidades de aprendizagem para o cálculo de medida de áreas de superfícies dos prismas retos por meio da incorporação de Conjuntos de Tarefas na prática docente? Tendo como objetivo geral produzir, aplicar e analisar um Conjunto de Tarefas para o cálculo de medidas de áreas de superfícies de prismas retos. Ademais, o estudo se desdobra nos objetivos específicos, a saber: identificar e analisar os conhecimentos prévios de um grupo de estudantes do Ensino Médio relativos aos prismas retos; produzir, analisar e aplicar um Conjunto de Tarefas e as argumentações dos discentes nas suas resoluções referentes ao cálculo de medida de área de superfícies planas de prismas retos; e discutir as potencialidades desse Conjunto de Tarefas, envolvendo o cálculo de medida de área de superfícies planas de prismas retos para o processo de aprendizagem dos alunos. Para a produção de dados, foi empregado um Questionário Inicial, seguido da realização de um Conjunto de Tarefas pelos sujeitos da pesquisa e, posteriormente, um Questionário Final. Na compilação e discussões dos dados, buscamos analisar as resoluções das atividades propostas e os diálogos estabelecidos entre os estudantes durante o desenvolvimento do Conjunto de Tarefas. As tarefas basearam-se em enunciados abertos e foram realizadas em um ambiente colaborativo, no qual o pesquisador atuou como orientador, estimulando a troca de ideias e argumentação por parte dos estudantes. Uma das principais contribuições desse Conjunto de Tarefas foi a criação de um ambiente que estimulou o compartilhamento de ideias, a discussão e a socialização de estratégias, resultando na produção de conhecimentos geométricos. Ao longo do estudo, foi possível constatar que as tarefas baseadas em enunciados abertos potencializaram nos estudantes a flexibilidade de explorar diferentes procedimentos de resolução, incentivando a criatividade e a autonomia no processo de aprendizagem. Além disso, a dinâmica colaborativa implementada na sala de aula, com o pesquisador desempenhando o papel de mediador, mostrou ser uma opção na promoção da troca de ideias e na construção coletiva do conhecimento. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1456 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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