Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1682
Título: Condições de saúde associadas ao excesso de peso em mulheres climatéricas
Autor(es): Marques, Maria Suzana
Orientador(ra): Rocha, Josiane Santos Brant
Membro(s) Banca: Popoff, Daniela Araújo Veloso
Palavras-chave: Obesidade;Sobrepeso;Climatério;Condições de saúde
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2018
Resumo: O climatério é um período da vida da mulher caracterizado por alterações hormonais, irregularidade e cessação dos ciclos menstruais e por estar associado a alterações metabólicas, incluindo o sobrepeso e a obesidade. Objetivos: O estudo propõe-se a investigar a associação entre as condições de saúde e o excesso de peso em mulheres climatéricas assistidas na Atenção Primária em Saúde (APS). Métodos: Estudo transversal com 960 mulheres de 40 a 65 anos, selecionadas por amostragem probabilística, entre agosto de 2014 e agosto de 2015. Utilizou-se questionários estruturados e pré-testados para avaliar características sociodemográficas, hábitos de vida e fatores clínicos e obstétricos. Mensurações antropométricas como o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Circunferência Abdominal (CA) foram obtidas usando equipamentos e técnicas padrões. Foram realizadas análises descritivas de todas as variáveis investigadas por meio de suas distribuições de frequências. Em seguida, foram realizadas análises bivariadas através da regressão de Poisson e para as análises múltiplas utilizou-se regressão de Poisson hierarquizado para identificar fatores associados ao sobrepeso/obesidade no climatério. Resultados: A prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 74,1%. Frequentar escola pública (RP: 1,30 – IC 95% 1,14 – 1,50), baixa escolaridade (RP: 1,11 – IC 95% 1,01 – 1,23), gota (RP: 1,18 – IC 95% 1,05 – 1,32), síndrome metabólica (SM) (RP: 1,29 – IC 95% 1,16 – 1,44), doença renal (RP: 1,18 – IC 95% 1,08 – 1,29), alto risco para doença cardiovascular (DCV) (RP: 1,19 – IC 95% 1,05 – 1,34), ingestão de gordura (RP: 1,12 – IC 95% 1,02 – 1,23), ter primeiro parto após 18 anos (RP: 0,89 – IC 95% 0,82 – 0,97) associaram-se ao sobrepeso e obesidade. Conclusão: o estudo mostrou que em mulheres climatéricas assistidas pela atenção primária no município de Montes Claros, a presença de sobrepeso e obesidade esteve associada a terem frequentado escolas privadas, terem baixa escolaridade, serem portadoras de gota, de SM, de doença renal, apresentarem alto risco cardiovascular e ingestão de gorduras na dieta. Por sua vez, ter primeiro parto após 18 anos de idade, apresentou-se como fator de proteção contra o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. O conhecimento das condições de saúde associados ao sobrepeso e obesidade pode ser um marcador preventivo de doenças futuras.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1682
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marques, Maria Suzana_Condições de saúde associadas ao excesso de peso em mulheres climatéricas_2018.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.