Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1691
Título: Vozes da resistência: juventudes, reforma do Ensino Médio e as ocupações secundaristas em Montes Claros – MG (2016)
Autor(es): Pereira, Sandy Gomes
Orientador(ra): Amorim, Mônica Maria Teixeira
Nascimento, Rafael Baioni do
Membro(s) Banca: Horácio, Heiberle Hirsgberg
Mendes, Maria Aparecida Colares
Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de
Palavras-chave: Ensino Médio – Juventude;Reforma do Ensino Médio;Ocupações escolares – Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 29-Mar-2021
Resumo: O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e tem como objetivo, além do aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. (BRASIL, 1996). Contudo, seus propósitos constituem alvo de disputas históricas que podem ser observadas por meio do conjunto de reformas que alcançam sua organização. A mais recente reforma, ocorrida em 2017 (Lei 13.415/17), trouxe mudanças significativas em sua estrutura e seu currículo. Tais mudanças, aprovadas sem o devido debate com a comunidade educativa, foram precedidas de manifestações de resistência que suscitaram intensas discussões sobre o significado da escola média. Assim, a resistência às mudanças na organização do Ensino Médio foi, juntamente com a Proposta de Emenda Constitucional que criava um teto para gastos públicos (PEC 241), um dos motivos que levou coletivos de estudantes secundaristas de todo o país a ocuparem suas escolas como forma de resistência às proposições dos governos estaduais e federal no ano de 2016. Este estudo objetivou analisar esses processos de ocupação de escolas e, de modo específico, as percepções e motivações de jovens secundaristas sobre suas participações nas ocupações de duas escolas na cidade de Montes Claros – MG. O estudo combinou pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com onze sujeitos que participaram dos movimentos de ocupação na cidade lócus desta pesquisa. A justificativa para realização deste estudo se pautou na atualidade do tema e no fato de que as investigações sobre as ocupações escolares ocorridas na cidade campo da pesquisa ainda são incipientes. Sendo assim, consideramos importante ouvir os estudantes que participaram dos movimentos de ocupação por serem sujeitos que tiveram protagonismo político ao se posicionarem contrários aos decretos do governo. Por meio da análise dos dados coletados, foi possível depreender as motivações dos jovens ocupantes das escolas, bem como entender o funcionamento e a rotina dentro da ocupação. Os dados indicam que, embora a PEC 241 tenha sido proclamada como o motivo central, as falas nos permitem compreender que a escola média de qualidade está no cerne da luta. E essa escola de qualidade, no contexto pesquisado, na perspectiva posta pelos jovens, não é aquela que se foca em preparar os jovens para o mercado, mas uma escola de formação integral.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1691
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pereira, Sandy Gomes_Vozes da resistência_2021.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.