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Título: A (re)significação das práticas docentes no ambiente escolar: conhecimento pedagógico-tecnológico de professores de Matemática em evidência
Autor(es): Ruas, Vera Lúcia de Oliveira Freitas
Orientador(ra): Macêdo, Josué Antunes de
Santos, Edson Crisostomo dos
Membro(s) Banca: Januario, Gilberto
Pedroso, Luciano Soares
Palavras-chave: Educação Matemática;Conhecimentos;Technological Pedagogical Content Knowledge — TPACK;Formação docente;Tecnologias digitais
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 26-Mar-2021
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade investigar o processo de integração das tecnologias digitais ao ensino procurando evidências da formação do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge — TPACK) dos docentes de Matemática da Educação Básica em cenários educacionais pré e pandêmico de COVID-19, interligando esses aspectos com as propostas de construção de competências e habilidades de enfoques tecnológicos na Base Nacional Comum Curricular — BNCC e no currículo regional. Direcionamos nossos olhares e ações para responder ao seguinte questionamento: De que maneira os docentes mobilizam seus conhecimentos tecnológicos e pedagógicos no processo de integração das tecnologias digitais nas aulas de Matemática? O enquadramento teórico que alicerça o estudo contextualiza e explana o conhecimento profissional do docente de Matemática pormenorizando-o, por meio do TPACK, nos aspectos relacionados à sua formação inicial e como esses conhecimentos se aperfeiçoam com a formação continuada durante o processo de inserção e/ou integração das tecnologias digitais (TD) nas salas de aulas. A pesquisa contempla uma metodologia de averiguação científica fundamentada nos preceitos da pesquisa qualitativa, tendo cada artigo procedimentos metodológicos diferenciados e obedecendo-se os princípios éticos. No estudo, contamos com a participação de sete docentes de duas escolas públicas — municipal e estadual, localizadas na área urbana da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A coleta de dados materializou-se por meio de entrevista semiestruturada no Google Meet, questionário online, como procedimento complementar e alternativo, observação participante dos docentes no ambiente virtual e análise documental. Os resultados principais asseguram concluir que os pesquisadores matemáticos se inserem num movimento de integração das tecnologias no cotidiano escolar com enfoque no uso de softwares como o GeoGebra e apontam para a lacuna de pesquisas com enfoque mais emergentes como o Ensino Híbrido. Verificamos que o TPACK dos docentes investigados que ministram aulas de Matemática é multifacetado, versátil e dinâmico, consubstanciado pela inter-relação de diferentes esferas do conhecimento profissional. Em suma, inferimos que esta vinculação está mais evidente na perspectiva do currículo real contemporâneo que solicita dos docentes os conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico, sendo que os dois primeiros tipos de conhecimentos mencionados são mais visíveis nas salas de aulas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1692
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