Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1697
Título: A sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias digitais: os desafios da educação de surdos no cenário atual
Autor(es): Reis, Maria Leidiane Rodrigues Pereira
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Moura Junior, Alcino Franco de
Palavras-chave: Tecnologias digitais;Ensino de Libras;Salas de recursos multifuncionais;Estudante surdo
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 13-Jun-2024
Resumo: As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) são espaços organizados em escolas regulares, dotadas de equipamentos, mobiliários e recursos para o atendimento aos estudantes, público alvo do AEE, dentre os quais destacamos os estudantes surdos. Nesse sentido, como propulsão desta pesquisa buscamos analisar como as Salas de Recursos Multifuncionais atendem às necessidades educacionais dos estudantes surdos matriculados nas escolas públicas estaduais da cidade de Montes Claros (MG). Quanto ao percurso metodológico adotado, esta pesquisa pode ser classificada como básica exploratória indo ao encontro dos objetivos que visam analisar o funcionamento das SRM no ensino de Libras para estudantes surdos na referida cidade. Os procedimentos técnicos adotados classificam-se em pesquisa bibliográfica e levantamento de informações e como técnicas de coleta de dados utilizamos a observação participante e a realização de entrevistas. A análise de dados revela a existência de desafios que impedem a plena utilização das SRM para atender às demandas dos estudantes surdos. A ausência de formação continuada dos professores e o uso inadequado das TD como ferramentas de entretenimento e não como recursos didáticos são pontos críticos que demandam soluções urgentes. Assim, clamamos pela implementação de medidas efetivas que garantam o direito à educação de qualidade para todos os estudantes surdos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1697
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.