Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1699
Título: Práticas de letramento de estudantes surdos em português escrito em um curso de letras-libras
Autor(es): Almeida, Rosemary de Souza
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Vieira, Fábia Magali Santos
Martins, Antônio Carlos Soares
Palavras-chave: Língua portuguesa – Brasil - Ensino;Letramento;Estudantes surdos;Língua brasileira de sinais;Ensino superior
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 30-Set-2022
Resumo: O curso de Letras-Libras representa uma conquista para a comunidade surda brasileira, uma vez que legitima e aprofunda os estudos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no âmbito da Educação Superior e qualifica profissionais para atuar com a Libras. A partir disso, questiona se, nesta pesquisa, se um dado curso de licenciatura em Letras-Libras prevê a necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita do português em seus estudantes e quais práticas de letramento desenvolve nessa perspectiva. Para tanto, objetiva-se descrever as práticas de letramento acadêmico em português escrito pelas quais estudantes surdos passam em um curso de Letras-Libras, de maneira a analisar as percepções que constroem desse processo. Como objetivos específicos, buscamos: i) analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) a fim de verificar se há alguma previsão para o desenvolvimento dos surdos em português; ii) discriminar as práticas de letramento acadêmico em português escrito do curso selecionado, apontando os gêneros discursivos produzidos e o tratamento didático conferido a tais práticas; iii) analisar como os estudantes concebem a prática de escrita no curso, determinando as percepções construídas pelos participantes da pesquisa. O aporte teórico que subsidia as reflexões sobre as práticas de letramento foram embasadas, principalmente, em Street (1984), Soares (1995, 2004) e Fernandes (2008, 2012, 2017). Para a realização da pesquisa, os seguintes procedimentos metodológicos foram adotados: i) seleção de um curso de licenciatura em Letras-Libras de uma Instituição de Educação Superior (IES) pública; ii) a análise documental do PPC, com intuito de averiguar a estrutura do curso em relação às práticas de letramento; iii) levantamento do grupo amostral: foi feito o envio de questionários sobre práticas de letramento para professores, estudantes e tutores do curso, dos quais oito discentes surdos do 8º período, 04 (quatro) docentes e dois tutores (presencial e a distância) propuseram-se a responder. Ao final, a pesquisa revelou que, na percepção dos participantes, houve leitura mediana e pouca escrita durante o curso. Os surdos leem e escrevem em português a partir das atividades propostas, como fóruns, atividades práticas e avaliativas e seminários, demonstrando diferentes sentimentos (insegurança, superação ou desafio) ao experienciá-las. Embora não se presuma que práticas letradas em português avolumem-se demasiadamente em cursos de Letras-Libras, espera-se que os estudantes possam se desenvolver também em português em um curso de graduação em Libras, dada a autonomia proporcionada pela leitura e escrita da língua majoritária.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1699
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Rosemary de Souza_Práticas de letramento de estudantes surdos_2022.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.