Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1700
Título: Livro didático na educação infantil: sistematização de saberes e aprendizagens ou engessamento da prática docente?
Autor(es): Figueiredo, Débora de Souza Fernandes
Orientador(ra): Veloso, Geisa Magela
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Machado, Cláudia Aparecida Ferreira
Souza, Ediléia Alves Mendes
Dantas, Elaine Luciana Sobral
Palavras-chave: Livros didáticos;Educação infantil;Programa Nacional do Livro Didático (Brasil);Sistema Municipal de Ensino - Montes Claros (MG);Centros Municipais de Educação Infantil - Montes Claros (MG);Professores de educação infantil
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 12-Abr-2024
Resumo: O livro didático é um recurso metodológico que faz parte da história da educação há séculos. Sua presença nas salas de aula da Educação Infantil não tem sido uma prática comum a todos os Sistemas de Ensino, até então. Porém, a partir de 2022, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) passou a incluir obras didáticas para esta etapa de escolarização, como uma política a ser implementada em todo o país. A pesquisa tem por objetivo discutir o papel do livro didático na Educação Infantil, problematizando posicionamentos e práticas docentes, bem como os fatores que influenciaram a decisão de aderir ao PNLD/2022 – Obras didáticas. Partimos do seguinte problema norteador: Quais saberes e condições incidiram sobre a decisão dos Centros Municipais de Educação Infantil de Montes Claros/MG em aderir ao PNLD/2022 e que papel o livro didático assumiu para as professoras ao utilizarem esse recurso com as crianças? Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista da realidade. Os loci de pesquisa foram os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). Para a produção dos dados, utilizou-se como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada, a observação participante e análise documental. As participantes são professoras que atuam nessas instituições educativas e profissionais que atuam/atuaram na gestão da Educação Infantil em Montes Claros. Como resultado do estudo, constatou-se que muitos fatores têm influência sobre a escolha das professoras em utilizar o livro didático com as crianças e que a formação continuada em serviço constitui um dos aspectos mais importantes. Apesar de posicionamentos favoráveis ao uso desse recurso didático, as participantes se opõem às práticas de antecipação do Ensino Fundamental.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1700
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Figueiredo, Débora de Souza Fernandes_Livro didático na educação infantil_2024.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.