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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1700
Título: | Livro didático na educação infantil: sistematização de saberes e aprendizagens ou engessamento da prática docente? |
Autor(es): | Figueiredo, Débora de Souza Fernandes |
Orientador(ra): | Veloso, Geisa Magela |
Membro(s) Banca: | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Machado, Cláudia Aparecida Ferreira Souza, Ediléia Alves Mendes Dantas, Elaine Luciana Sobral |
Palavras-chave: | Livros didáticos;Educação infantil;Programa Nacional do Livro Didático (Brasil);Sistema Municipal de Ensino - Montes Claros (MG);Centros Municipais de Educação Infantil - Montes Claros (MG);Professores de educação infantil |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 12-Abr-2024 |
Resumo: | O livro didático é um recurso metodológico que faz parte da história da educação há séculos. Sua presença nas salas de aula da Educação Infantil não tem sido uma prática comum a todos os Sistemas de Ensino, até então. Porém, a partir de 2022, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) passou a incluir obras didáticas para esta etapa de escolarização, como uma política a ser implementada em todo o país. A pesquisa tem por objetivo discutir o papel do livro didático na Educação Infantil, problematizando posicionamentos e práticas docentes, bem como os fatores que influenciaram a decisão de aderir ao PNLD/2022 – Obras didáticas. Partimos do seguinte problema norteador: Quais saberes e condições incidiram sobre a decisão dos Centros Municipais de Educação Infantil de Montes Claros/MG em aderir ao PNLD/2022 e que papel o livro didático assumiu para as professoras ao utilizarem esse recurso com as crianças? Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista da realidade. Os loci de pesquisa foram os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). Para a produção dos dados, utilizou-se como instrumentos o questionário, a entrevista semiestruturada, a observação participante e análise documental. As participantes são professoras que atuam nessas instituições educativas e profissionais que atuam/atuaram na gestão da Educação Infantil em Montes Claros. Como resultado do estudo, constatou-se que muitos fatores têm influência sobre a escolha das professoras em utilizar o livro didático com as crianças e que a formação continuada em serviço constitui um dos aspectos mais importantes. Apesar de posicionamentos favoráveis ao uso desse recurso didático, as participantes se opõem às práticas de antecipação do Ensino Fundamental. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1700 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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