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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1701
Título: | Política Nacional de Alfabetização: reflexões sobre práticas e processos em Espinosa-MG |
Autor(es): | Tiago, Maria Aparecida Mendes |
Orientador(ra): | Veloso, Geisa Magela |
Membro(s) Banca: | Machado, Cláudia Aparecida Ferreira Meira, Normando Gonçalves Velloso, Maria Jacy Maia |
Palavras-chave: | Política Nacional de Alfabetização (PNA) - Brasil;Educação - Espinosa (MG);Alfabetização;Método fônico;Professores - Ensino |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 15-Abr-2024 |
Resumo: | Esta dissertação, no formato multipaper, está vinculada à linha de pesquisa Multiletramentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE/Unimontes. O estudo tem por objetivo problematizar os processos de adesão à Política Nacional de Alfabetização (PNA) pelo município de Espinosa/MG, discutindo as aproximações e distanciamentos desta política pública com as práticas das professoras alfabetizadoras. O estudo foi norteado pela seguinte questão analítica: Como as professoras alfabetizadoras e a gestora da rede municipal de ensino de Espinosa/MG compreendem a PNA e utilizam as orientações desta política em suas práticas docentes? A pesquisa teve como objeto de estudo a PNA e foi realizada por uma abordagem de natureza qualitativa. A abordagem metodológica incluiu a aplicação de questionário a 20 professoras e entrevista com a coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Espinosa. Embasada nas concepções de estudiosos como Ferreiro e Teberosky (1999), Gatti (2005), Soares (2004) que apresentam relevantes reflexões sobre a alfabetização e, ainda, Almeida (2019), Frade (2019), Monteiro (2019), Morais (2019), Mortatti (2019), Soares (2020), que discutem a PNA e o modo como esta política impôs um único referencial teórico para alfabetizar. Foi possível constatar que, apesar da adesão à PNA, no município de Espinosa não foram desenvolvidas ações necessárias para que os programas inerentes à política fossem difundidos, tornando-se pouco conhecidos pelas professoras. Constatou-se, ainda, que as professoras alfabetizam a partir de saberes, crenças e práticas que integram uma cultura escolar de alfabetização já consolidada, adotam metodologias que remetem aos métodos tradicionais e ao letramento, não havendo influência específica da PNA. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1701 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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