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Título: A formação continuada do professor bacharel como construção pedagógica da profissão docente
Autor(es): Coutinho, Giselle Athayde Xavier
Orientador(ra): Santos, Francely Aparecida dos
Membro(s) Banca: Veloso, Geisa Magela
Meira, José Normando Gonçalves
Barros, Giuliana de Sá Ferreira
Souza, Ediléia Alves Mendes
Palavras-chave: Educação;Professor – Formação continuada;Curso de Fisioterapia – Montes Claros (MG);Princípio pedagógico
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 5-Nov-2021
Resumo: Os desafios da profissão docente desencadeiam muitas vezes limitações à busca da formação continuada, pois, em alguns casos, a falta dos conhecimentos pedagógicos, o senso comum e a improvisação desempenham um grande papel, na trajetória do professor bacharel, podendo ocasionar uma crise de identidade provocando impactos na formação profissional, em que se criticam, em alguns casos, a formação universitária. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a busca por formação continuada com princípio pedagógico pelos professores bacharéis envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem no curso de Fisioterapia. A problemática que apresentamos é se os professores bacharéis envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem têm buscado a formação continuada com princípio pedagógico. Esta pesquisa foi predominantemente qualitativa. A partir da revisão de literatura, fizemos uma pesquisa de campo e os instrumentos de coleta de informações foram a entrevista semiestruturada a docentes que atuam nos cursos de graduação em Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior na cidade de Montes Claros, localizada na região do Norte de Minas Gerais, e que tiveram sua formação inicial em bacharelado. Outro instrumento utilizado foi a análise documental dos Planos de Ensino, dos dois últimos semestres letivos em que esses docentes atuaram. Tivemos um total de 25 entrevistas, realizadas e gravadas pela plataforma Google Meet, devido à pandemia da Covid-19, com duração entre 30 minutos e 1h20min. Para a análise documental, recebemos 20(vinte) Planos de Ensino dos docentes que aceitaram enviar esses documentos. Foram realizados pré-testes para verificarmos se os instrumentos estavam coerentes com a temática e a problemática de pesquisa e, depois de pequenos ajustes, demos continuidade às entrevistas. A análise de conteúdo foi utilizada para definir categorias contidas nas respostas dos participantes e organização textual da dissertação no que se refere às informações coletadas. Foi possível concluir que é de extrema importância o incentivo e a preocupação das IES em promoverem a formação continuada de seu corpo docente, mas constatamos que o desenvolvimento profissional desses docentes processou-se também através de decisões pessoais, em se disponibilizarem em ampliar e se for preciso modificar as práticas docentes acerca do fazer pedagógico em sala de aula por meio da formação continuada com princípio pedagógico. Percebemos também que todos os docentes participantes da pesquisa demonstraram preocupação com o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes e assim buscaram, através da IES, e, em alguns casos, de maneira individual, a reflexão acerca de suas práticas pedagógicas para que esse processo pudesse ser mais legítimo. São profissionais do Ensino Superior que estão em constante busca pela possibilidade de inovar, de aprender, de ampliar e de se apropriarem dos processos de formação docente de forma continuada, principalmente pelo momento que ainda vivenciamos da pandemia de Covid-19. Essa formação continuada para os docentes no Ensino Superior contribui para o aprimoramento profissional mas também pessoal, pois desenvolve segurança, reflexão e mudanças em sua prática, além da construção da sua identidade profissional docente.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1703
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