Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1704
Título: Contribuições da Pedagogia Sistêmica na superação das situações de dificuldades de aprendizagem da matemática de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Ruas, Karoline Nascimento Santos
Orientador(ra): Santos, Francely Aparecida dos
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patricia Nogueira de Castro e
Vestena, Carla Luciane Blum
Nacarato, Adair Mendes
Veloso, Geisa Magela
Palavras-chave: Educação Matemática - Ensino e aprendizagem;Matemática – Dificuldades;Pedagogia Sistêmica
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 18-Abr-2024
Resumo: A pesquisa ora apresentada possui como tema a Pedagogia Sistêmica e as contribuições nos processos de ensinar e de aprender Matemática e na superação das situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática. E tem como problema o seguinte questionamento: De que forma os princípios da Pedagogia Sistêmica podem explicar as situações de dificuldades de aprendizagem de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental, no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática? Possui por objetivo geral analisar a relação entre a Pedagogia Sistêmica e as suas contribuições na superação das situações de dificuldades de aprendizagem das crianças e nos processos de ensinar Matemática. E os seguintes objetivos específicos: apresentar a Pedagogia Sistêmica como uma proposta pedagógica para o trabalho com estudantes em situações de dificuldades de aprendizagens em Matemática; analisar os discursos das professoras do 5º ano de escolarização do Ensino Fundamental diante das situações de dificuldades de ensinar e de aprender Matemática com as atividades práticas; e identificar as situações de dificuldades de ensino e de aprendizagem apresentadas pelos professores que ensinam e as crianças que aprendem Matemática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa por meio da Pesquisa de Campo com a realização de atividades práticas com crianças de uma turma do 5º ano de uma escola do sistema estadual de Montes Claros-MG e, ainda, entrevista semiestruturada com seis professoras regentes do 5º ano dessa mesma escola. Para a interpretação dos dados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que aplicar os princípios da Pedagogia Sistêmica nos processos de ensino e de aprendizagem pode contribuir na superação de situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática, auxiliando o professor a conduzir sua prática pedagógica de forma mais tranquila e equilibrada com possibilidades de maior interação na relação com os estudantes. Ainda inferimos que os resultados da pesquisa, nessa área temática pouco difundida, podem contribuir com a descoberta de estratégias para a intervenção e a superação das situações de dificuldades de aprendizagens existentes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1704
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.