Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1704
Título: | Contribuições da Pedagogia Sistêmica na superação das situações de dificuldades de aprendizagem da matemática de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Ruas, Karoline Nascimento Santos |
Orientador(ra): | Santos, Francely Aparecida dos |
Membro(s) Banca: | Almeida, Shirley Patricia Nogueira de Castro e Vestena, Carla Luciane Blum Nacarato, Adair Mendes Veloso, Geisa Magela |
Palavras-chave: | Educação Matemática - Ensino e aprendizagem;Matemática – Dificuldades;Pedagogia Sistêmica |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 18-Abr-2024 |
Resumo: | A pesquisa ora apresentada possui como tema a Pedagogia Sistêmica e as contribuições nos processos de ensinar e de aprender Matemática e na superação das situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática. E tem como problema o seguinte questionamento: De que forma os princípios da Pedagogia Sistêmica podem explicar as situações de dificuldades de aprendizagem de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental, no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática? Possui por objetivo geral analisar a relação entre a Pedagogia Sistêmica e as suas contribuições na superação das situações de dificuldades de aprendizagem das crianças e nos processos de ensinar Matemática. E os seguintes objetivos específicos: apresentar a Pedagogia Sistêmica como uma proposta pedagógica para o trabalho com estudantes em situações de dificuldades de aprendizagens em Matemática; analisar os discursos das professoras do 5º ano de escolarização do Ensino Fundamental diante das situações de dificuldades de ensinar e de aprender Matemática com as atividades práticas; e identificar as situações de dificuldades de ensino e de aprendizagem apresentadas pelos professores que ensinam e as crianças que aprendem Matemática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa por meio da Pesquisa de Campo com a realização de atividades práticas com crianças de uma turma do 5º ano de uma escola do sistema estadual de Montes Claros-MG e, ainda, entrevista semiestruturada com seis professoras regentes do 5º ano dessa mesma escola. Para a interpretação dos dados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que aplicar os princípios da Pedagogia Sistêmica nos processos de ensino e de aprendizagem pode contribuir na superação de situações de dificuldades de aprendizagem da Matemática, auxiliando o professor a conduzir sua prática pedagógica de forma mais tranquila e equilibrada com possibilidades de maior interação na relação com os estudantes. Ainda inferimos que os resultados da pesquisa, nessa área temática pouco difundida, podem contribuir com a descoberta de estratégias para a intervenção e a superação das situações de dificuldades de aprendizagens existentes. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1704 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ruas, Karoline Nascimento Santos_Contribuições da Pedagogia sistêmica na superação das situações de dificuldades_2024.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.